Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam e Embrapa elaboram Zoneamento Agroclimático

Notícia

Sipam e Embrapa elaboram Zoneamento Agroclimático

Sipam e Embrapa discutem Zoneamento AgroclimáticoTécnicos do Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) de Belém e da Embrapa Amazônia Oriental estão trabalhando na elaboração de um Zoneamento Agroclimático por Culturas e na ampliação do Zoneamento de Risco Climático. Com isso, os agricultores saberão a melhor época para plantar, evitando perder a produção em função de estiagem, excesso de chuvas ou a presença de pragas.

A reunião que alinhou a parceria ocorreu na última sexta-feira (17), com a presença dos pesquisadores da Embrapa Lucietta Martorano, Adriano Venturieri e Alailson Santiago e da gerente substituta do Centro Regional do Sipam de Belém, Rosa Helena Jacob, a Coordenadora Operacional, Jaci Saraiva, e a chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto, Izabel Pereira.

Segundo Jaci Saraiva, na base de dados do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) há alguns mapas climáticos, os quais poderão ser melhorados a partir de novas informações meteorológicas. “Com isso, podemos gerar outros mapas, com os ventos dominantes focandos na dispersão de pragas e doenças, temperaturas extremas durante o ciclo das culturas anuais, período de recorrência de veranicos na região, alertas e aconselhamentos agrometeorológicos”, explica.

Jaci Saraiva afirma que há necessidade de avaliar a ordem de grandeza de variáveis climáticas que integram as análises agroclimáticas e identificar evidências em tipologias na vegetação para suprir lacunas de dados climáticos, calibrar modelos topotérmicos, estimar o potencial erosivo das chuvas e áreas com maior potencial de produção no Estado do Pará. "A nossa participação no Zoneamento Ecológico Econômico e as perspectivas de sua atuação no Zoneamento de Risco Climático reforçam o interesse em trabalharmos de forma integrada com o Sipam", disse Lucietta.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br