Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam divulga dados do desmatamento em Rondônia nesta quinta

Notícia

Sipam divulga dados do desmatamento em Rondônia nesta quinta

Imagem PROAeO Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Porto Velho divulga nesta quinta-feira (28), às 14h, dados atualizados obtidos pelo Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (ProAE) 2009. O estudo, realizado desde 2005 e repetido anualmente, identifica e mensura o desmatamento em unidades de conservação e terras indígenas. O Sipam analisou imagens de satélite coletadas de julho a setembro de 2008.

Neste ano, a incidência de desmatamentos diminuiu, mas ainda acontece nas áreas analisadas onde, por lei, se exige a preservação. Os casos mais graves já foram notificados à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Ibama e ao Ministério Público, para que sejam adotadas providências. É o caso de uma queimada de cerca de 5 mil hectares ocorrida em Pimenta Bueno,  de desmatamento seletivo no Parque Estadual da Serra dos Reis, em Costa Marques, e também da Floresta Nacional do Bom Futuro, que hoje já conta com 28,5% de sua cobertura vegetal devastada por cortes rasos, além de cortes seletivos.

No evento de divulgação das imagens será entregue aos presentes um CD-ROM contendo carta imagem, polígonos e estatísticas de desmatamento, além de softwares para visualização do material. Baseado nessas informações é possível identificar onde estão as novas áreas desmatadas e comparar a evolução no decorrer dos anos. Foram convidados a conhecer os dados representantes de órgãos federais como Polícia Federal, Ibama, Incra, Abin e Forças Armadas. Secretarias estaduais, municipais e o diretor técnico do Sipam, Cristiano Cunha, também participam. Interessados podem confirmar presença pelo telefone (69) 3217-6200, com Mirian. O Centro Regional do Sipam em Porto Velho está localizado na avenida Lauro Sodre, 6500, entre o aeroporto e a Base Aérea.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br