Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam divulga dados do desmatamento em Mato Grosso nesta terça feira, em Cuiabá

Notícia

Sipam divulga dados do desmatamento em Mato Grosso nesta terça feira, em Cuiabá

{mosimage}O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), órgão vinculado à Presidência da República, apresenta nesta terça-feira (16), em Cuiabá, os dados do Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (ProAE), que mediu o desmatamento em áreas de preservação do Mato Grosso durante o ano de 2008.

O ProAE é realizado pelo Sipam desde 2005 e tem entre suas atribuições a geração de informações sobre o meio ambiente amazônico. Através da coleta e interpretação de imagens de satélite, foram obtidos os dados sobre alterações da cobertura vegetal das 69 terras indígenas, 41 unidades estaduais de conservação e oito federais, além das duas reservas particulares do estado. São quase 20 milhões de hectares ou 200 mil km² (cerca de 22% do território mato-grossense) onde existem, por lei, restrições ao desmatamento.

Nesse ano, os índices diminuíram em relação ao último levantamento, porém o desmatamento segue ocorrendo nas áreas de preservação. A maior alteração anual ocorreu nas terras indígenas. Já as unidades de conservação estaduais, mesmo tendo reduzido a incidência de desmatamento em 2008, têm a maior área devastada no acumulado dos anos, 20% de seu total.

O detalhamento do estudo, bem como a entrega de CD-Rom com os dados, acontecerá a partir das 8h30min, no auditório da Associação Matogrossense dos Municípios, localizada na avenida Historiador Rubens de Mendonça, 3920, no CPA. Representantes de órgãos federais, estaduais e municipais participarão do evento.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br