Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam divulga boletim climático do trimestre

Notícia

Sipam divulga boletim climático do trimestre

{mosimage}A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) divulgou, nesta terça-feira (22), o boletim climático da Amazônia com o prognóstico para o próximo trimestre.
 
Segundo as previsões do boletim, as chuvas devem continuar abaixo do esperado no período nos municípios situados na Calha do Rio Negro (Eirunepé, São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro, Barcelos e Presidente Figueiredo).
 
“Há previsão de chuva nessa região da Calha do Rio Negro, mas a quantidade deve ser abaixo do esperado para o período, pois a região ainda está sofrendo com as conseqüências do fenômeno El Niño”, informou a meteorologista do Sipam Ana Cleide Bezerra.

De acordo com a meteorologista a atuação do El Niño também continuará atingindo a porção norte da região, incluindo o norte do Amazonas. “Em alguns municípios a situação é preocupante. Ao longo da calha do Rio Negro o nível do rio está abaixo do limite mínimo”.
 
Conforme informa o boletim ainda estamos sob influência do fenômeno El Niño, que gera movimentos descendentes da alta atmosfera para próximo da superfície na porção norte e leste da Amazônia, os movimentos subsidentes favorecem a diminuição das chuvas no norte do Amazonas (sobre a calha do Rio Negro, incluindo os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos e também o município de Presidente Figueiredo), Roraima, norte dos estados do Pará e Maranhão e o centro e sul do estado do Amapá.

“Estamos no período chuvoso, no entanto, a distribuição das chuvas está sendo afetada pela atuação do El Niño. No período chuvoso normal as chuvas acontecem quase todos os dias. A presença do aquecimento anômalo no oceano Pacífico ocasiona mudança na circulação atmosférica. Teremos dias com poucas precipitações, seguidos de períodos com chuvas e trovoadas ao longo do dia, como ocorreram nas últimas semanas”, disse Ana.

Para o sudoeste do estado do Amazonas, sobre a calha do Rio Juruá, a previsão é de chuva acima dos padrões normais para o período. E nas demais áreas, a precipitação ocorrerá dentro dos padrões climatológicos. As temperaturas permanecem acima da média em todo o estado. Para Capital Manaus, no início do trimestre, as chuvas poderão ocorrer ligeiramente abaixo dos padrões climatológicos, tendendo a normalidade no final do período.

Segundo as informações da meteorologia do Sipam as chuvas que têm ocorrido nos últimos dias foram ocasionadas pela Zona de Convergência Intertropical, que favoreceram a formação de áreas de instabilidades sobre toda porção norte da Amazônia. Está presente também um sistema chamado Alta da Bolívia, que é um sistema meteorológico caracterizado por um anticiclone em altos níveis da troposfera, ele contribuiu para a maior interação dos sistemas frontais com a convecção no sul e oeste da Amazônia. A atuação dos dois sistemas proporcionou maior atividade convectiva na porção sul e oeste da região Amazônica provocando muita chuva acompanhadas de trovoadas.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br