Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam divulga Boletim climático do trimestre

Notícia

Sipam divulga Boletim climático do trimestre

 A Divisão de Meteorologia do Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Manaus divulgou nesta quarta-feira (7) o boletim climático da Amazônia com o prognóstico do clima para o próximo trimestre. Segundo as informações contidas no documento, as temperaturas deverão ficar acima da média em quase toda a Região Amazônica. O estado do Amazonas permanece com as temperaturas elevadas, pelo menos até o mês de dezembro, podendo ocorrer valores máximos diários acima de 36°C, como tem sido observado nos últimos dias.
 mini_setembro.gif
De acordo com a Meteorologista do Sipam, Ana Cleide Bezerra, no sul do Mato Grosso poderá ocorrer o fenômeno conhecido como ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) ou mesmo eventos de sistemas frontais intensos. “A Zona de Convergência do Atlântico Sul é uma persistente faixa de nebulosidade orientada no sentido noroeste-sudeste, que se estende do sul da Amazônia ao Atlântico Sul-Central por alguns milhares de km, bem definida nos meses de verão. Esses fenômenos poderão deixar as temperaturas ligeiramente abaixo da média, nesta região. No leste do Maranhão e sul de Tocantins, as temperaturas permanecem dentro do padrão normal”.
 
A meteorologista informou ainda que, segundo as observações da equipe, para os meses de outubro, novembro e dezembro as chuvas devem ocorrer abaixo dos padrões normais no norte e leste do Amazonas (abrangendo a capital, Manaus), Roraima, Amapá, Maranhão, centro-norte do Pará e norte do Tocantins. As Chuvas acima da média estão previstas para porção sul e oeste do Mato Grosso e centro-sul e oeste de Rondônia.
 
“Normalmente, a estação chuvosa inicia-se a partir de outubro, no oeste, centro e sul da Amazônia, no entanto, com a presença do fenômeno El Niño no oceano Pacífico, esta sofrerá um atraso, principalmente nas áreas em que a previsão é de chuva abaixo dos padrões climatológicos, citadas anteriormente”, informou Ana Cleide.
 
A meteorologista explicou que o fenômeno El Niño produz movimentos atmosféricos de cima para baixo em grande parte do setor norte e leste da Amazônia, inibindo a formação de nuvens, assim uma maior quantidade de radiação solar incide diretamente na superfície, favorecendo a ocorrências de temperaturas elevadas.
 
O Boletim Climático da Amazônia é elaborado todos os meses pelos Centros Regionais do Sistema de Proteção da Amazônia com o apoio de diversos órgãos parceiros, entre eles a Defesa Civil do Estado do Amazonas e o Serviço Geológico do Brasil.


Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br