Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam distribui material cartográfico e divulga portal de fiscalização à PRF do Mato Grosso

Notícia

Sipam distribui material cartográfico e divulga portal de fiscalização à PRF do Mato Grosso

{mosimage}De 16 a 26 de novembro, representantes do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) passaram pelas principais rodovias mato-grossenses para divulgar o Portal de Fiscalização de Produtos de Origem Florestal e distribuir material cartográfico a todas as Delegacias da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado.

Criado pelo Sipam para reunir informações e facilitar o controle sobre os gêneros ambientais que necessitam de autorização do Estado para circular legalmente (como toras de madeira, óleos essenciais, xaxim, palmito, carvão), o Portal pode ser acessado pela internet através do endereço http://www.sipam.gov.br/intelig/, mediante senha. Ele está interligado a banco de dados de órgãos estaduais e federais de meio ambiente, viabilizando consultas para identificar a veracidade de guias florestais e documentos de origem florestal (DOF). Além disso, reúne detalhamentos sobre procedimentos de fiscalização e permite que os fiscais cadastrem relatórios de infração. Para o inspetor Sérgio Duarte, da Delegacia da PRF em Sorriso, a disponibilização de informações de forma centralizada irá facilitar a fiscalização. “Os produtos desenvolvidos pelo Sipam vêm preencher uma lacuna que tínhamos nos trabalhos desenvolvidos pela PRF”, disse.

Amazônia Digital

Além da apresentação do Portal, foram entregues aos postos o mapa impresso do estado do Mato Grosso e o DVD do projeto Amazônia Digital, que contém diversos dados geográficos dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. “Este material pode se converter em uma importante ferramenta para as atividades de planejamento e controle de operações em campo”, revela Danielson Campos dos Santos, assessor do Sipam. 

Somados os trabalhos no Mato Grosso, Rondônia e Acre, foram capacitados pelo Sipam 141 agentes da PRF,  distribuídos 42 mapas e 53 DVDs do Amazônia Digital. A equipe também realizou a divulgação ao Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), na Base de Coordenação Operacional em Porto Esperidião.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br