Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam disponibiliza terminais de comunicação para auxiliar os trabalhadores nas obras da BR-319

Notícia

Sipam disponibiliza terminais de comunicação para auxiliar os trabalhadores nas obras da BR-319

Serão instaladas sete antenas móveis. 
O gerente do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Porto Velho, José Neumar Silveira, e o coronel do 5º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), Paulo Roberto Viana, visitaram hoje (8) as obras de pavimentação da BR-319 (Porto Velho-Humaitá). A visita foi no quilomêtro 5, onde está instalado um dos terminais de comunicação via satélite (chamado terminal Vsat) disponibilizados pelo Sipam para o 5º BEC. O terminal instalado no local é a única forma de comunicação em funcionamento entre os que trabalham na obra e outras localidades.

Os terminais Vsats do Sipam são utilizados para comunicação em locais de difícil acesso, onde não há outra forma de se comunicar, como linhas telefônicas fixas ou de celular, por exemplo. A utilização deste sistema tem trazido benefícios para o 5º BEC, que antes trabalhava sem comunicação rápida e imediata com os homens que estão na obra da BR-319. O Sipam disponibilizou três terminais para o 5º BEC e mais quatro para o 7º BEC. Segundo Neumar, uma das antenas de comunicação servirá também para uma escola pública rural ter acesso a telefone. Atualmente existem 168 terminais Vsats disponíveis em Rondônia, Mato Grosso e Acre, fazendo a comunicação em lugares remotos, como áreas de fronteira, reservas indígenas, unidades de conservação e pontos distantes que não possuíam qualquer forma de comunicação.

 Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br