Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam discute queimadas e previsão de seca nesta terça em Cuiabá

Notícia

Sipam discute queimadas e previsão de seca nesta terça em Cuiabá

Queimada - Divulgação SipamAr seco e mais poluído, aumento na incidência de queimadas, baixo nível dos rios. Esses são alguns efeitos que a estação seca, impulsionada pela ação humana, causa nos estados do Mato Grosso, Acre e Rondônia, de maio a setembro, todos os anos. Para analisar essas condições ambientais e traçar estratégias conjuntas eficientes para o enfrentamento do período de seca, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) realiza, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), nesta terça e quarta-feiras (26 e 27), a reunião Pré-seca 2009.

Esta é a 4ª edição do evento que já aconteceu em Rondônia, no Acre e agora reúne em Cuiabá (MT) representantes de órgãos públicos como Defesas Civis estaduais e municipais, Corpo de Bombeiros, Secretarias de Meio Ambiente, entre outros. Na ocasião, os inscritos participarão de mini-cursos sobre monitoramento da qualidade do ar, incêndios e recursos hídricos. Além disso, o Sipam irá divulgar resultados de estudo sobre os focos de calor (queimadas) ocorridos nos três estados em 2008 e anunciará o boletim climático para o período de seca que se inicia.

Queimadas diminuíram no último ano

Todos os anos, o Centro Regional do Sipam em Porto Velho monitora os focos de calor (registros de temperaturas acima de 47°C em satélites na órbita terrestre) ocorridos no Acre, Rondônia e Mato Grosso. O cruzamento desses pontos de calor com informações geográficas e meteorológicas resulta em um estudo sobre a incidência de queimadas. Em 2008, as queimadas diminuíram cerca de 50% em Rondônia (14.157 focos de calor) e 60% no Acre (1.933 focos) e no Mato Grosso (74.414 focos) em comparação com o ano anterior. “Fatores como a mudança de satélite para análise, ações de fiscalização governamentais e a chuva mais espaçada podem ter influenciado esse resultado”, explica Luciana de Jesus Sá Teles, analista do Sipam. O estudo ainda divulga a relação entre proximidade de estradas, áreas de assentamento e tipo de zona com as queimadas registradas. Para prever como será 2009, a meteorologia dá sua contribuição através de boletim climático desses três primeiros meses de seca (maio, junho e julho). De acordo com a previsão, as chuvas que se prolongaram ainda nesse mês de maio devem cessar com mais intensidade do que o normal em junho e julho.

SERVIÇO
Abertura da reunião Pré-seca 2009
Dia: 26/05/09
Local: Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) - Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, s/nº, Quadra 1, Setor A – Centro Político Administrativo – Cuiabá (MT)
Horário: 8h30

Confira a programação completa:

Dia 26/05/2009
8h30 - Abertura
8h45 - Apresentação do Sipam e exposição da pauta
9h - Apresentação do Prognóstico Climático para a estação seca de 2009
9h15 - Apresentação do Relatório de Focos de Calor para os Estados de Mato Grosso, Acre e Rondônia
10h - Intervalo
10h15 - Apresentação do Comitê Estadual de Combate ao Fogo do Estado do Acre
10h45 - Apresentação do Comitê Estadual de Combate ao Fogo do Estado de Rondônia
11h15 - Apresentação do Comitê Estadual de Combate ao Fogo do Estado de Mato Grosso
11h45- Discussões e Questionamentos
12h – 14h Intervalo para almoço
14h – 18h
Mini-curso 1 - monitoramento da qualidade do ar
Mini-curso2 - gestão de recursos hídricos para o agronegócio
Mini-curso 3 – Incêndios Florestais para o Corpo de Bombeiros

Dia 27/05/2009
08h30 – 12h
Mini-curso 1 - monitoramento da qualidade do ar
Mini-curso 2 - gestão de recursos hídricos para o agronegócio
Mini-curso 3 – Incêndios Florestais para o Corpo de Bombeiros
12h – 14h Intervalo para almoço
14h – 17h30 Encaminhamentos e detalhamento de estratégias de ação
17h30 – 18h Encerramento do Pré-Seca 2009

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br