Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam, CPRM e Defesa Civil fazem I alerta de cheias de 2012

Notícia

Sipam, CPRM e Defesa Civil fazem I alerta de cheias de 2012

Manaus (03/04/2012) - O Centro Regional do Sipam de Manaus, o  Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o Subcomando de Ações de Defesa Civil participaram na última segunda-feira (02) do I Alerta de Cheia 2012. De acordo com o superintendente do Serviço Geológico do Brasil, Marco Antonio Oliveira, é difícil prever se a cheia deste ano superará a ocorrida em 2009, mas a previsão é de que o nível máximo atinja 29,51m.  “É certo que teremos uma cheia histórica, mas teremos que esperar até a última hora para definir se irá superar a de 2009", disse.
 
Durante o alerta, o chefe da Divisão de Meteorologia do Centro Regional do Sipam em Manaus, Ricardo Dallarosa, mostrou o comportamento do clima e falou sobre os fenômenos que estão influenciando o aumento das chuvas nesse período. “Fizemos um boletim especial para o trimestre (abril, maio e junho) e a previsão é de que as chuvas ocorram acima dos padrões climatológicos no norte e noroeste do Amazonas, sul do estado de Roraima, principalmente no inicio do mês de abril e norte dos estados do Pará e Amapá, no final dos meses de maio e junho espera-se um retorno às condições de normalidade da precipitação em quase toda a região Amazônica”, afirmou.
 
De acordo com o subsecretário do Subcomando de Ações de Defesa Civil do Amazonas, Hermogenes Rebelo, os municípios localizados em áreas de várzea como Anamã, Barreirinha, Careiro da Várzea e Caapiranga deverão enfrentar situações críticas por conta da cheia deste ano. “Esses quatro municípios devem ser os mais castigados pela cheia deste ano na região. Além do Careiro da Várzea, outros municípios do entorno de Manaus que já estão sofrendo os efeitos da cheia dos rios Negro e Solimões”, afirmou.
 
Os próximos alertas de cheia serão emitidos nos dias 30 de abril e 31 de maio. 


Assessoria de Imprensa
Fone - 61/32140259