Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam capacita técnicos do ICMBio, Ibama e policiais ambientais

Notícia

Sipam capacita técnicos do ICMBio, Ibama e policiais ambientais

{mosimage}Começou na última segunda-feira (27), e segue até sexta-feira, a capacitação de 14 servidores do ICMBio, Ibama e policiais militares do Batalhão Ambiental do uso do software ArcGis, no Centro Regional do Sipam em Porto Velho. O programa é o mais utilizado pelos profissionais de sensoriamento remoto e permite a integração de informações de bases geográficas e imagens de satélite com outros dados, a fim de dar mais qualidade e detalhamento às atividades de fiscalização ambiental.

“Geralmente os técnicos ingressam no órgão sem receber esse tipo de treinamento, que depende da iniciativa individual”, considera Maurício Silva, analista do Sipam responsável pelo treinamento. Por isso, o curso gratuito oferecido pelo Sipam é de grande valia para os órgãos, para os servidores e para a sociedade como um todo, que terá uma melhor prestação de serviços.

Iniciante no uso do ArcGis, Paulo Oliveira, do ICMBio, aposta na utilização do programa como ferramenta de gestão da unidade de conservação em que está lotado. “Vamos utilizar para mapeamento do parque, conhecer o perfil da região e também seus problemas, como queimadas e desmatamentos”, diz. Já Hélio Lira, do Batalhão de Polícia Ambiental, sabe bem a diferença que a ferramenta faz em campo. “Já usávamos o básico para confeccionar cartas simples para orientação nas operações e agora teremos mais informações para adicionar”, ressalta.

Órgão da Casa Civil da Presidência da República, o Sipam tem como missão gerar conhecimento sobre a região Amazônica e ajudar órgãos federais, estaduais e municipais a utilizá-los em suas ações, o que requer treinamentos, como o oferecido nessa semana.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br