Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam capacita técnicos de Lábrea para o uso de geotecnologias

Notícia

Sipam capacita técnicos de Lábrea para o uso de geotecnologias

{mosimage} O Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Manaus capacitou 18 técnicos da prefeitura de Lábrea para o uso de geotecnologias aplicadas às necessidades de gestão do município. O treinamento foi o cumprimento de um dos compromissos assumidos pelo Mutirão Arco Verde/Terra Legal, realizado pelo governo Federal. Denominado SipamCidade, o programa de capacitação é oferecido a todos os municípios considerados prioritários para a prevenção e o controle do desmatamento.
 
Localizado a 1.672 quilômetros de Manaus, por via fluvial, Lábrea recebeu a equipe do Sipam para o treinamento de técnicos que desempenharão diferentes funções de assessoramentos aos gestores municipais. O curso foi ministrado pelos servidores do Sipam de Manaus, Marcelo Parise, Alexander Vieira, e pela bolsista Eliene Cruz.
 
Para o instrutor Marcelo Parise, foi uma das melhores capacitações que já ministradas, pois os técnicos eram funcionários efetivos da prefeitura e devem permanecer, mesmo que haja mudança no governo municipal. “Além disso, possuíam um bom conhecimento em informática”, explicou Parise.
 
De acordo com o gerente do Sipam em Manaus, Bruno Monteiro, a capacitação faz parte das ações do Programa Arco Verde/Terra Legal do governo Federal. “Nosso próximo passo será capacitar servidores de Mucajaí, em Roraima”, informou o gerente. Monteiro explicou ainda que a implementação do programa no município possibilita um melhor planejamento regional. “Com as informações contidas na base de dados, que entregamos aos técnicos dos municípios durante o treinamento, podem ser feitas políticas de desenvolvimento urbano, como por exemplo, seleção de áreas para aterro sanitário; elaboração de mapas e cadastros fundiários; mapas de uso do solo; entre outros”.
 
Durante o treinamento, que é dividido em cinco módulos, os participantes aprendem a utilizar os softwares TerraView e TerraSIG(softwares livres desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que possibilita a visualização de bases cartográficas, voltado para aplicações de Sistemas de Informações Geográficas).
 
O programa SIPAMCidade foi criado pelo Sistema de Proteção da Amazônia com o intuito de apoiar os municípios da Amazônia Legal em ações de planejamento e gestão territorial. O prefeito do município, Gean Campos de Barros, participou da abertura do curso, no último dia 8 de fevereiro.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br