Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam capacita prefeituras para uso de geotecnologias

Notícia

Sipam capacita prefeituras para uso de geotecnologias

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) está com inscrições abertas até a sexta-feira da próxima semana, dia 24, para o treinamento para uso do software livre Terraview. A capacitação é destinada aos técnicos efetivos das prefeituras de todos os municípios de Rondônia e também de três cidades matogrossenses – Comodoro, Diamantino e Primavera do Leste. O treinamento é gratuito e faz parte do Programa SipamCidade que tem por objetivo construir bancos de dados que auxiliem os prefeituras na gestão municipal.

O SipamCidades consiste na disponibilização de várias informações sobre os municípios, aumentando o conhecimento que as prefeituras têm sobre seus territórios e ajudando no planejamento municipal. Informações sobre tipo de solo, relevo, bacias hidrográficas, vegetação, mapa de precipitação (chuva) e outros dados são repassados às prefeituras em um CD-ROM de fácil manuseio e compreensão.

O gerente do Sipam em Porto Velho, José Neumar Silveira, explica que o SipamCidades utiliza três bases de dados – o Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico, a base de dados do IBGE e também a base da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). O CD é feito sob medida para cada município, com informações úteis para seus gestores. “Além de entregar o CD para cada prefeitura, há este treinamento oferecido pelo Sipam para os servidores municipais. Isto auxilia para que as informações tenham aplicabilidade no planejamento do município”, afirma Amélia.

Ele fala de vários usos efetivos para as informações. “Sabendo o tipo de solo, relevo e se há chuvas em quantidade, é possível fazer o planejamento das áreas agrícolas. A identificação dos tipos de minérios existentes no município também pode levar a uma exploração planejada e sustentável. Em áreas que precisam ser reflorestadas, o conhecimento sobre o tipo de vegetação primária pode ajudar no replantio das espécies originais”, exemplifica. Todas as informações são fornecidas através de mapas de fácil acesso.

O treinamento será realizado no Sipam, em Porto Velho, e feito para duas turmas, sendo que a participação obedecerá a ordem de inscrição. A primeira turma será capacitada entre os dias 3 e 7 de novembro, e a segunda, de 24 a 28. A carga horária é de 40 horas. Mais informações pelos telefones 3217-6226 e 3217-6245.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br