Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam auxiliará TRE do Pará nas Eleições de 2010

Notícia

Sipam auxiliará TRE do Pará nas Eleições de 2010

Renião no Sipam Belém com representantes do TREA estrutura de comunicação do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) poderá facilitar o trabalho de apuração de votos dos eleitores do Pará, nas próximas eleições, em 2010. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado fará uma parceria com o Sipam para utilizar a rede de antenas VSAT (Terminais de Usuários Remotos) quando ocorrer falha em pontos de transmissão das zonas eleitorais em localidades remotas. Nessas situações, os disquetes com os dados eleitorais serão transmitidos ao computador central do Tribunal através da VSAT mais próxima.

O TRE identificará os municípios com risco de problemas e o Centro Regional do Sipam em Belém identificará o terminal mais próximo para onde as informações poderão ser levadas. Segundo o Secretário de Tecnologia de Informação do Tribunal, Clayton Farias, existe no Pará mais de 4 mil pontos com urnas eletrônicas e são muitas as dificuldade de acesso, principalmente em relação ao transporte e à complexa logística necessária. “Queremos resolver este problema para não que o resultado não demore a ser processado”, explicou o Farias.

Além do uso das VSAT's, o gerente do Centro Regional do Sipam de Belém, Carlos Alberto Freitas, sugeriu aos representantes do TRE que as prefeituras municipais fossem convidadas a auxiliar neste processo. “O Sipam já forneceu aos municípios imagens aéreas que podem auxiliar na localização precisa das zonas eleitorais”, explicou. O objetivo do Tribunal é garantir que os resultados cheguem a Belém com maior brevidade possível. “Na realidade, necessitamos do apoio do Sipam nas áreas mais remotas" concluiu Clayton.

A VSAT (Very Small Aperture Terminal) é uma rede de comunicação via satélite que permite a transmissão em banda larga de dados, voz e imagens através de terminais de baixo custo. O serviço permite um tráfego de dados de alta velocidade e qualidade digital. O Sipam, órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República, possui hoje 612 VSAT’s espalhadas pela Amazônia, conectando regiões remotas, que não possuem outra forma de comunicação.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br