Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam auxiliará no combate à exploração ilegal de minérios

Notícia

Sipam auxiliará no combate à exploração ilegal de minérios

{mosimage} Com o propósito de facilitar o intercâmbio de informações, infraestrutura e recursos humanos entre os órgãos e iniciar uma agenda de ações em favor dos municípios da Amazônia, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), em Brasília, em 28 de julho. Pelo acordo, as instituições poderão realizar pesquisas relacionadas ao desenvolvimento sustentável da região, além de executar projetos de inclusão social.

O ACT foi assinado pelos diretores-gerais do Sipam, Rogério Guedes, e do DNPM, Miguel Nery. Na oportunidade, Nery destacou a importância do acordo para o Departamento, afirmando que a tecnologia de monitoramento do Sipam será muito útil para acompanhar e combater a exploração ilegal de minérios na Amazônia. Além disso, a DNPM espera usufruir da experiência adquirida pelo Sipam em ações de Inteligência. “Para combater o surgimento de garimpos ilegais e a exploração de outros minérios nobres é necessário utilizar todos os recursos disponíveis e este novo parceiro tem muito a contribuir nesse sentido”, enfatizou Nery

O diretor-geral do Sipam relatou diversas experiências do órgão no monitoramento de áreas desmatadas irregularmente e na parceria com instituições fiscalizadoras. “Estamos participando de ações de Inteligência focadas, que tenham resultado concreto. Em parceria com a Polícia Federal, Ibama, Força Nacional de Segurança, ICMBio e diversos outros órgãos realizamos há pouco uma grande operação que resultou na identificação de uma das maiores redes de comércio ilegal de madeira do País, com apreensão de produtos e aplicação de pesadas multas”, exemplificou Guedes.

Cerca de 20 executivos das duas instituições assistiram à cerimônia. Pelo Sipam, também participaram da reunião o diretor de Produtos, Wougran Galvão e o coordenador-geral de Manutenção, Marcus Bernardini.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br