Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam assina cooperação técnica para instalar telecentros em municípios da Amazônia

Notícia

Sipam assina cooperação técnica para instalar telecentros em municípios da Amazônia

{mosimage} O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), órgão ligado à Casa Civil da Presidência da República, assinou nesta semana o Termo de Cooperação Técnica (TCT) com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para montar salas de inclusão digital em 41 municípios que fazem parte da Operação Arco Verde. A idéia é que a população desses municípios tenham acesso à internet de forma gratuita.

A cerimônia de assinatura aconteceu durante a 9ª Oficina para Inclusão Digital que encerra hoje (24), no Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília. O Sipam foi representado pelo coordenador-geral de Operações, Fernando Campagnoli, e pelo assessor da coordenação-geral de Integração Institucional, Marcelo Moreto.

Pelo Termo de Cooperação, o Sipam adere ao Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades (Telecentros.BR) e se compromete a implantar 80 salas que devem permanecer abertas à comunidade ao menos 30 horas semanais, contando com a orientação de um monitor, que será capacitado pelo MPOG e receberá uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Serão 800 equipamentos dispostos em locais acessíveis à população. A maior parte das salas, que deverá ter 10 computadores, será próxima à sede da prefeitura. Todos os serviços à comunidade e treinamentos serão gratuitos.

Segundo Campagnoli, a primeira fase do programa deve ser implantada até setembro de 2010 e os demais telecentros até o final do ano. O Sipam fez acordos com as prefeituras que serão beneficiadas e cada município garantirá o espaço físico e arcará com todos os custos de água, luz, conservação, limpeza e segurança. Além dos computadores com estabilizadores, cada sala será dotada de mesas, cadeiras, impressora, projetor multimídia e servidor configurado com softwares livres, para acesso aos programas governamentais. O objetivo dos Telecentros.BR é fortalecer as ações de inclusão digital, estimulando as comunidades a participarem de redes sociais, além de gerarem e compartilharem conhecimentos, serviços e produtos.


Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257 e (61) 3214 0296
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br