Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam assina ata de criação de portal para compartilhar dados espaciais

Notícia

Sipam assina ata de criação de portal para compartilhar dados espaciais

{mosimage} A base de informações da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) já pode ser consultada por qualquer instituição brasileira pelo endereço eletrônico www.inde.gov.br.  O diretor de Produtos do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Wougran Soares Galvão, assinou a Ata de Lançamento da INDE, em evento realizado no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), em Brasília, na última quinta-feira (dia 8). O Sipam representa a Casa Civil na Comissão Nacional de Cartografia (Concar).

A INDE é um ambiente que reúne um conjunto integrado de tecnologias que facilitam o intercâmbio de dados espaciais dentro de padrões e acordos internacionais. Esse ambiente cria as condições necessárias para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal. Entre os benefícios diretos gerados pela INDE está a economia que o governo terá ao evitar que diferentes órgãos da administração pública adquiram ou produzam em duplicidade informações espaciais. Além disso, cada participante terá acesso às informações produzidas pelos demais membros em uma linguagem comum, dentro dos mesmos parâmetros técnicos.

O Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais (DBDG) disponibiliza e compartilha o acesso a dados e informações geoespaciais (IG), bem como aos serviços relacionados, através de uma rede de servidores integrados à Internet, que reúne produtores, gestores e usuários de IG no ciberespaço. O Portal Brasileiro de Dados Geoespaciais (SIG Brasil) é a porta de acesso dos usuários aos recursos distribuídos pelo DBDG.

Concar

A INDE é um dos projetos executados pela Comissão Nacional da Cartografia (Concar), criada em 2008 para assessorar o governo na supervisão do Sistema Cartográfico Nacional (SCN). Segundo Wougran Soares, desde 2009 o Sipam participa da Concar, com assento na Subcomissão de Assuntos de Defesa Nacional (SDN) e na de Dados Espaciais (SDE). Para Wougran, a participação do Sipam na Comissão é o reconhecimento da importância do órgão como gerador de novos conhecimentos cartográficos e em decorrência da coordenação do projeto Cartografia da Amazônia.

Nas subcomissões, o Sipam auxilia na produção de informações estratégicas, especialmente na geração de dados de Inteligência, focados na proteção das fronteiras e na segurança da população e das riquezas da Amazônia. Embora algumas das informações produzidas sejam compartilhadas de maneira restrita, a maior parte dos dados será acessível a qualquer usuário, respeitando a Lei de Sigilo da Informação e, principalmente, a da Segurança Nacional.

Na cerimônia de lançamento, o vice-presidente da Concar e presidente do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, destacou a necessidade crescente que a sociedade tem de se localizar espacialmente, conhecendo melhor o ambiente em que vive. Na expectativa de Nunes, o conjunto de informações disponibilizadas na INDE em breve começará a ser utilizado por estudantes e profissionais, auxiliando no aperfeiçoamento de políticas públicas em todo o País.


Assessoria de Comunicação Social
Telefone: (61) 3214 0257 e (61) 3214 0296
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br