Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam assina acordo com a ANA e faz imagens de municípios inundados

Notícia

Sipam assina acordo com a ANA e faz imagens de municípios inundados

Assinatura do ACTO diretor-geral do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Rogério Guedes, assinou nesta terça-feira (2) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Agência Nacional de Águas (ANA). O ACT prevê o intercâmbio de informações, infra-estrutura e recursos humanos para apoio às atividades e projetos comuns que visem o desenvolvimento de ações conjuntas na geração de conhecimentos atualizados para a proteção, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal Brasileira. Guedes destacou a parceria antiga das duas instituições e ofereceu o espaço físico dos Centros Regionais de Belém, Manaus e Porto Velho para a ANA utilizar como base de apoio. O diretor enfatizou que o Sipam é um facilitador do trabalho dos órgãos parceiros, favorecendo a troca de informações e compartilhando a logística e a infraestrutura para reduzir os custos das operações de campo.

Entre os efeitos práticos do Acordo está a utilização da rede de comunicação do Sipam (antenas VSAT) para a transmissão de dados hidrográficos que, hoje, chegam a demorar quase quatro meses para chegar ao destino. As estações móveis de comunicação também poderão ser utilizadas em ações de campo. Para reduzir custos na manutenção de equipamentos de uso comum, as duas instituições capacitarão técnicos que aproveitarão a mesma missão para executarem múltiplas tarefas, consertando antenas do Sipam e as plataformas de coletas de dados hidrológicos (PCD) da ANA. Até o final de junho, o Sipam e a ANA realizarão uma reunião conjunta (workshop) entre seus técnicos para compreender melhor o que cada um dos órgãos pode contribuir para o trabalho do outro. O ACT permite não apenas o compartilhamento de informações, mas também um ganho de qualidade tanto na captação dos dados, quanto no resultado final das pesquisas que poderão ser desenvolvidas pelas instituições.

Regiões inundadas

Por solicitação da ANA, o Sipam realizou recentemente o imageamento das áreas urbanas de oito municípios do Pará e Amazonas, localizados às margens de rios que transbordaram. No Pará foram imageadas as cidades de Óbidos e Santarém. No Amazonas, Coari, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Tabatinga e Tefé. O objetivo do trabalho é gerar informações de delimitação cartográfica das áreas alagadas. Durante a cerimônia de assinatura, o presidente da ANA, José Machado, enfatizou a importância do acordo para ampliar o conhecimento que a Agência possui sobre os recursos hídricos da Amazônia. Machado disse que está aproveitando os caminhos que o Sipam já abriu no relacionamento com os demais países da Região Amazônica para desenvolver estudos conjuntos e aproveitar os recursos hídricos em benefícios de todos.
 
Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br