Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam apresenta sua experiência com software livre no PGDay Rondônia

Notícia

Sipam apresenta sua experiência com software livre no PGDay Rondônia

{mosimage}Porto Velho (27/10/2011) - O uso da ferramenta livre PostgreSQL no gerenciamento dos bancos de dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) foi o tema da palestra proferida na tarde desta  quarta-feira (26) dentro das atividades do PGDay-Rondônia 2011. 

Destinados a profissionais e estudantes da área de informática, os encontros do PGDay visam a troca de experiências entre os usuários do Postgre e ocorrem em todo o mundo. Por ser um sistema livre e de código aberto, a ferramenta está em constante evolução e não requer gastos para a adoção em órgãos públicos, prática que é incentivada no governo federal. “No caso do Sipam, a ferramenta é utilizada desde 2008 para gerenciar os bancos de dados espaciais e meteorológicos, projetos de hidrologia e o acompanhamento de processos online, o que reduziu custos com licenças de softwares proprietários”, explicou o palestrante Luis Fernando Bueno.

Na noite de quarta-feira o evento teve prosseguimento no Instituto Luterano de Ensino Superior (ILES/ULBRA) de Porto Velho. Já no dia 27, acontece na Faculdade Rolim de Moura (FAROL), com oficinas à tarde e palestras à noite. E na sexta-feira (28) chega a Ji-Paraná, onde ocorrerão oficinas e palestras no Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA). Mais informações pelo endereço: http://www.postgresql.org.br/eventos/pgday/ro.

Assessoria de Comunicação Social
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
(CENSIPAM)
(61) 3214-0202 / 0257
(69) 3217-6215