Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam apresenta seus programas no TCE de Rondônia

Notícia

Sipam apresenta seus programas no TCE de Rondônia

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) fará na manhã desta quinta-feira, 14, apresentações de alguns de seus programas e projetos para os servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Segundo o gerente do Centro Técnico Operacional (CTO) do Sipam em Porto Velho, José Neumar Silveira, "a parceria entre os dois órgãos pode trazer benefícios para Rondônia, por unir informação e fiscalização no que se refere ao meio ambiente no Estado e para isto é preciso envolver todos os participantes dos dois órgãos". As apresentações acontecerão no auditório do TCE.

Durante a manhã, os servidores do TCE conhecerão cinco das ferramentas do Sipam para a proteção da Amazônia. Dentre elas está o Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (ProAE), que tem como foco as terras indígenas e as unidades de conservação.

Outra ferramenta é o Geosipam, uma infraestrutura baseada em sofware livre, implantada e mantida pelo Sipam para armazenamento e manipulação de dados espaciais. Com acesso via internet pelo site www.sipam.gov.br, o Geosipam está acessível a qualquer cidadão.

Já o Projeto de Manutenção e Restauração de Bacias Hidrográficas (Probacias) mostrará as ações do Sipam para identificar os mananciais e as atividades poluidoras na bacia do rio Machado, escolhida para ser a primeira etapa do projeto.

Os programas ProAE, Geosipam e Probacias foram apresentados também na última segunda-feira durante a prévia do Painel Amazônico para os presidentes e conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais. Para esta quinta-feira, as apresentações aos servidores incluirão mais dois programas do Sipam: o Sistema de Informação Geográfica sobre Agravo da Malária em Porto Velho e as ações da Divisão de Meteorologia e Climatologia.

Ascom/CTO-PV