Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam apresenta pesquisa no I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente

Notícia

Sipam apresenta pesquisa no I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente

{mosimage} “A Análise Temporal do Uso e Cobertura da Terra do Município de Iranduba de 1998 a 2009”, foi o tema da exposição de posters apresentada pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) no Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade, realizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus, de 15 a 18 de junho. O trabalho foi desenvolvido pela bolsista do Programa de Capacitação Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento de Estudos e Projetos Aplicados ao Sipam (ProSipam), Maria Eliene Cruz.

O estudo exposto no seminário fez o mapeamento e a análise do uso do solo do município de Iranduba. “Com esse estudo já conseguimos perceber que a maior parte do solo do município não possui vegetação, permanecendo sem proteção natural. Esse desmatamento vem crescendo nos últimos anos para a parte noroeste do município”, disse a bolsista.


Eliene afirmou ainda que o aumento do número de solos expostos pode ter ligação com a extração de argila para a produção de telhas. “Outra hipótese é de que tenha crescido o número de construções por conta da obra da ponte que ligará Manaus ao município”. Segundo a bolsista, o trabalho já está bem adiantado e tem previsão de ser finalizado na primeira quinzena de agosto. “A idéia é apresentarmos o resultado final da pesquisa em setembro”, disse.

Para a coordenadora do ProSipam no Centro Regional de Manaus, Solange Costa, a participação do órgão em um Seminário Internacional é de extrema importância. “Esse tipo de atividade possibilita uma melhor visibilidade do está sendo desenvolvido no órgão na área de pesquisa aplicada. É uma boa oportunidade de mostrar à sociedade que o Sipam desenvolve pesquisas que são extremamente úteis para os órgãos de fiscalização”, comentou Solange.

A 1a edição do Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade teve como tema  “Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Desenvolvimento Sustentável e Inclusão Social”. O seminário teve o objetivo de debater e propor o engajamento e o comprometimento dos diversos setores da sociedade a respeito do papel de cada um na promoção das mudanças necessárias e urgentes no relacionamento homem/natureza.

O ProSipam destina bolsas a doutores, mestres, graduados ou técnicos de nível médio, e tem o objetivo de estimular e fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação nos Centros Regionais do Sipam. Os projetos contemplam temas ligados às atividades inerentes ao Sipam na região amazônica.
 

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257 e (61) 3214 0296
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br