Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam apóia ações da Defesa Civil para o enfrentamento das inundações no Amazonas

Notícia

Sipam apóia ações da Defesa Civil para o enfrentamento das inundações no Amazonas

Manaus (19/03/2012) - Órgãos municipais, estaduais e federais participaram na última sexta-feira (16) do Alerta de Preparação e Enfrentamento a Emergência por Inundações, realizado pela Defesa Civil do Estado, para apresentar o diagnóstico da evolução da enchente nas calhas dos afluentes dos rios Solimões, Amazonas e Negro e ainda mostrar o Plano de Trabalho para cada órgão, a ser executado em conjunto com a Defesa Civil. 

De acordo com o vice-governador do Estado, José Melo, apesar de a situação ser crítica as defesas civis estão afinadas e treinadas para enfrentar essa cheia. “As Defesas Civis Nacional, Estadual e dos Municípios entendem as particularidades do Amazonas e isso faz com que o trabalho fique mais fácil”, disse o vice-governador.

De acordo com o prognóstico da Defesa Civil do Estado, além dos 10 municípios que já estão situação de emergência, mais de 24 deverão ser afetados. A estimativa é que a população afetada seja 286.774.

Para auxiliar as ações da Defesa Civil, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) disponibiliza as previsões meteorológicas e climatológicas; cedeu uma sala de situação para a equipe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) - que está acompanhando de perto a situação dos municípios -; e apoiará com o imageamento das áreas de risco, indicadas pela Defesa Civil, com o sensor ADS – 80, com resolução espacial de 5cm.

Durante a reunião o gerente do Centro Regional de Manaus, Bruno Monteiro, colocou os produtos do órgão à disposição das instituições para o enfrentamento da cheia no Estado do Amazonas.


Assessoria de Imprensa
Sistema de Proteção da Amazônia
fones: 61/ 32140200 ou 9989 5285