Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam amplia programa de inclusão social

Notícia

Sipam amplia programa de inclusão social

{mosimage}Mais uma turma de jovens carentes concluiu nesta terça-feira (15) o curso de Inclusão Social, realizado pelo Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Manaus. O conteúdo da formação tem foco para preparação para o ingresso dos jovens no mercado de trabalho A ampliação do programa de Inclusão Social foi uma das importantes conquistas do Sipam em 2009. A novidade do programa foi à realização do curso de Noções Básicas de Recursos Humanos e Atendimento ao Cliente, com objetivo de atender estudantes de escolas públicas da área rural e jovens moradores de comunidades carentes vizinhas do CR, com intenção de ingressar no mercado de trabalho.
 
Mais de 20 jovens iniciaram o curso, que teve início em outubro, com duração de 102 horas, dividido em módulos práticos e teóricos. “O objetivo da capacitação é auxiliar os jovens a se tornarem competitivos para o ingresso no mercado de trabalho. Nossa prioridade foi aos que já estavam em busca de um emprego. Houve grande procura, e por isso elaboramos um cronograma até 2010 para a realização de mais treinamentos”, afirmou a instrutora da capacitação Giselly Lopes Passos.
 
Dentro da programação houve uma palestra sobre “O Menor Aprendiz no mercado de trabalho”, ministrada pela assistente social do Tribunal de Contas do Amazonas, Ângela Maria Galvão. Na oportunidade, os alunos que se destacaram durante as aulas foram escolhidos para falar sobre o treinamento.

Para o estudante Diel Nogueira, os ensinamentos ajudarão a ter melhores chances de disputar uma vaga no mercado de trabalho. Kaila Neves, colega de Diel, acredita que o aprendizado será levado para a vida. “Não só os ensinamentos de RH e atendimento, mas as lições de ética e comportamento que nos foram transmitidas,” destacou Kaila.
 
De acordo com a coordenadora da Inclusão Social de Manaus, Liliane Araújo, a próxima turma deve iniciar as aulas em fevereiro de 2010. A realização do curso de Noções Básicas de Recursos Humanos e Atendimento ao Cliente só foi possível por conta do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), que objetiva despertar a vocação científica e incentivar estudantes em projetos de pesquisa na Amazônia Legal. O programa faz parte de uma parceria entre o Centro Gestor e Operacional do Sistema Proteção da Amazônia (Censipam) e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que é a financiadora do projeto.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br