Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam ajuda municípios a obter recursos de programas federais

Notícia

Sipam ajuda municípios a obter recursos de programas federais

Mais uma capacitação do SipamCidadeO Sistema de Proteção da Amazônia, vinculado à Casa Civil da Presidência da República, aperfeiçoou o programa SipamCidade. A partir de agora, o treinamento inclui informações sobre recursos financeiros disponibilizados pelo governo Federal para os municípios do Amazonas e Roraima, em 2009. Os técnicos das prefeituras de Anamã, Caapiranga e Autazes, que recém concluíram o curso, já receberam orientações e informações para seus municípios. Para o secretário de Meio Ambiente do município de Anamã, Braz Gonçalves, que fez o curso, a capacitação qualificará o trabalho do município. “Essas informações que nos entregaram vão ser de grade valia para o município. Agora tenho um bom conhecimento para implementar políticas de gestão ambiental em Anamã”.

O SipamCidade capacita técnicos e gestores indicados pelas prefeituras nos programas Terraview, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e SIG. Os programas são softwares livres que possibilitam visualizar as bases cartográficas, voltadas para aplicações em Sistemas de Informações Geográficas. De acordo com o coordenador do programa no Centro Regional do Sipam em Manaus, Carlos Soares, muitos municípios deixam de receber recursos por não saberem que eles existem. “Agregamos essas informações que são um diferencial no programa. Esses dados foram extraídos do programa Territórios da Cidadania, e apresentam estratégias de desenvolvimento regional sustentável visando a garantia de direitos sociais voltados às regiões do país que mais precisam. O objetivo é fomentar o desenvolvimento econômico e universalizar os programas básicos de cidadania”, explicou Soares.

Segundo o coordenador, com essas informações os municípios poderão deixar de perder os recursos financeiros e ainda saberão onde e como obtê-los. “Entregamos um CD com arquivos digitais contendo dados sobre os estados, extraídos da base do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, o material inclui tabelas de atributos com cada município do Amazonas territorializado e com ações governamentais específicas. Também contém tabelas com programas governamentais voltados aos municípios e matrizes de ações dos Territórios da Cidadania”. Carlos Soares informou ainda que a novidade teve o apoio dos bolsistas do Programa de Capacitação Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento de Estudos e Projetos Aplicados ao Censipam (Prosipam). No Amazonas, a próxima capacitação está prevista para o período de 25 a 29 de maio, com a participação dos municípios de Carauari, Envira, Eirunepé, Apuí, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Barcelos, Boa Vista dos Ramos e Careiro.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br