Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam adquire novo radar para aprimorar proteção da Amazônia

Notícia

Sipam adquire novo radar para aprimorar proteção da Amazônia

Radar Saber M-60Detectar vôos irregulares que cruzam em baixa altitude a fronteira do Brasil na Região Amazônica será a principal finalidade do radar Saber M-60, que o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), vinculado à Casa Civil da Presidência da República, está adquirindo através de um convênio feito com o Exército Brasileiro. O equipamento servirá para complementar as informações obtidas nos outros 25 radares que funcionam na Região. Os dados serão processados, analisados e transformados em relatórios de inteligência que a Aeronáutica e a Polícia Federal utilizarão para montar operações de combate a atividades ilícitas na Amazônia Legal.

Com o Saber M-60 será possível aumentar a precisão e a qualidade das informações repassadas aos órgãos de segurança, explica o diretor-geral do Sipam, Rogério Guedes. Os relatórios enviados às forças de segurança incluem os padrões de regularidade das incursões aéreas de aeronaves que
trafegam a menos de 300 metros de altura. Guedes explica que o objetivo do Sipam é identificar e estudar a freqüência, a rota, a localização, as datas, os horários e o tempo de permanência no espaço aéreo brasileiro dos aviões de pequeno porte que não possuem autorização de vôo.

O radar M-60 possui tecnologia 100% brasileira e foi totalmente adaptado para funcionar em áreas tropicais. Desenvolvido em parceria com o Centro Tecnológico do Exército, o equipamento oferecerá ao Sipam uma mobilidade muito maior na coleta de informações estratégicas. Considerado um
equipamento portátil, o radar pesa apenas 250 quilos e possui condições de ser montado em um tempo bastante reduzido. A expectativa do Sipam é que o equipamento entre em operação até o final de 2009.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br