Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam abre 13 novas turmas para capacitar técnicos de prefeituras da Amazônia

Notícia

Sipam abre 13 novas turmas para capacitar técnicos de prefeituras da Amazônia

Técnicos no treinamentoO Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) abriu 13 novas turmas para capacitar técnicos no uso do software livre Terraview, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O curso é gratuito, dura 40 horas e está com as inscrições abertas nos centros regionais de Belém, Manaus e Porto Velho.

Caso o município tenha dificuldade para custear o deslocamento, hospedagem e diárias do técnico selecionado, pode negociar com as cidades vizinhas e propor um local mais acessível para a realização do treinamento. Nessas situações, o Sipam mandará um especialista para a região. O Sipam espera capacitar 500 técnicos até dezembro de 2009, projeta o diretor-geral do Sipam, Rogério Guedes.

Desde o início do programa, em outubro de 2008, técnicos de 115 cidades já participaram dos treinamentos no SipamCidade e já trabalham na assessoria das administrações municipais, oferecendo subsídios para áreas estratégicas, como saúde, educação, transporte, habitação e defesa civil. Como a inscrição precisa ser formalizada pela administração municipal, os Centros Regionais do Sipam estão contatando as prefeituras e programando os treinamentos. No Acre, por exemplo, a divulgação do SipamCidade conta com a colaboração da Secretaria Estadual de Meio-Ambiente (SEMA/AC).

Informações e inscrições:

Belém – Atende o Amapá, Maranhão, Pará e Tocantins - (91) 3366-2202
Fax (91) 3366-2203 - sipamcidade.crbe@sipam.gov.br

Manaus – Atende o Amazonas e Roraima - (92) 3303-6200
Fax (92) 3303-6203 - sipamcidade.crmn@sipam.gov.br

Porto Velho – Atende o Acre, Mato Grosso e Rondônia - (69) 3217-6202
Fax: (69) 3217-6203 - sipamcidade.crpv@sipam.gov.br

Benefícios para o município:

Os técnicos capacitados poderão atuar em diversas áreas, oferecendo informações qualificadas para orientar ações, decisões e investimentos.

Conheça algumas possibilidades, em cada uma das áreas:

  • Saúde: definir e controlar focos de malária e dengue.

  • Educação: definir pontos de localização de escolas rurais.

  • Transporte: definir rotas de circulação e vias de acesso terrestres ou aquáticas mais curtas e eficientes para o trânsito das pessoas no acesso a bens e serviços.

  • Financeira e contábil: melhorar os mecanismos de arrecadação de IPTU.

  • Atendimento ao público: definir investimentos mais customizados baseados na facilidade de acesso das pessoas aos serviços.

  • Defesa civil: planejar e executar ações de defesa civil em eventos extremos tais como secas, enchentes e tempestades.

  • Áreas de interesse econômico no município: aptidão agrícola, potencial mineral, recursos florestais, manejo de áreas florestais.

  • Ofertas de serviços: expansão de energia elétrica, saneamento, educação, saúde, turismo e lazer.

  • Habitação: seleção das melhores áreas para expansão urbana e ocupação humana no território.

  • Obras: Definir o desenho adequado das obras bem como os estágios de suas implementações.

  • Investimentos: Definir adequadamente as prioridades de investimento no território municipal para acessar recursos dos programas de governo estadual e federal.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br