Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Servidores do Sipam ganham Medalha Ordem do Mérito em cerimônia na Base Aérea

Notícia

Servidores do Sipam ganham Medalha Ordem do Mérito em cerimônia na Base Aérea

{mosimage}Brasília (19/12/2011) – Os servidores do Sipam (Márcio Fernandes Dos Santos, Alcebíades Galvão Filho e Ernani Ferreira) receberam a Medalha Ordem do Mérito da Defesa, nesta quinta-feira (15/12), na Base Aérea de Brasília (DF). O diretor-geral Rogério Guedes também recebeu a medalha e ainda foi paraninfo.  O evento teve a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro da Defesa, Celso Amorim. A Ordem do Mérito é a mais importante condecoração concedida pelo Ministério da Defesa. Ao todo, 270 personalidades civis e militares e oito instituições receberam a comenda.

A Medalha é outorgada com a finalidade de premiar civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham se distinguido no exercício da profissão, além de organizações militares e instituições civis que também tenham prestado relevantes serviços ao Ministério da Defesa e às Forças Armadas no desempenho de suas missões constitucionais.

A medalha se divide entre os quadros ordinário e suplementar. No primeiro, encaixam-se os oficiais da ativa das Forças Armadas. Todos os demais como os civis, oficiais da reserva e oficiais reformados recebem a medalha pelo quadro suplementar. A Ordem do Mérito se divide em cinco graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

A Ordem do Mérito foi criada em junho de 2002, por meio do Decreto nº 4.263, e, desde então, anualmente, personalidades, organizações militares, instituições civis, nacionais ou estrangeiras são homenageados com a medalha. A comenda é concedida por meio de decreto e tem como grã-mestra a presidenta da República.

Entre as autoridades a serem distinguidas com a Medalha do Mérito da Defesa, encontram-se o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Aurélio Maia; a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini; governadores; senadores e deputados federais. 

Assessoria de Comunicação Social
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
(CENSIPAM)
(61) 3214-0202