Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seminário avalia resultados da parceria com o Terra Legal

Notícia

Seminário avalia resultados da parceria com o Terra Legal

{mosimage}Representantes do Sipam e do Terra Legal se reuniram, nos dias 25 de 26 de novembro, no Centro Regional de Belém, para o Seminário de Avaliação e Planejamento de Cooperação Sipam/Terra Legal. O objetivo foi avaliar as atividades desenvolvidas em 2010 e apresentação de proposta para criação de um sistema de gerenciamento de dados fundiários com contribuição de ferramentas de geotecnologia, tendo como referência o Sistema de Informações Geográficas (SIG) do nordeste paraense. A ferramenta foi desenvolvida pela equipe técnica do Sipam em Belém.

Para Flávio Altieri, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta, para se criar um sistema é necessário um conjunto de componentes, entre eles, o institucional, tecnológico e recursos humanos. Segundo Altieri, a experiência poderá ser expandida com adaptação para peculiaridades de outras regiões do Pará e também da Amazônia Legal.

Para Marcelo Arbage, analista em reforma e desenvolvimento agrário do Terra Legal, o sistema feito em parceria com o Sipam representa um salto de qualidade. Isso significa, “preservar informações que estavam se perdendo com a ação do tempo, agregar dados de sistemas que não se comunicavam como o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), a fim de fazer a identificação da malha fundiária na Amazônia Legal”. “Ao final desse programa, esperamos levar aos pequenos e médios agricultores, a segurança da entrega do titulo de propriedade de suas terras, levando a tão sonhada paz no campo”, enfatizou Arbage.

O diretor-geral do Sipam, Rogério Guedes, destacou a importância de desenvolver uma ferramenta que atendesse a necessidade de um Banco de Dados para o Terra Legal. Guedes ressaltou que, no início das discussões para parceria com o MDA, a intenção era “colocar todas as ferramentas tecnológicas do Sipam a fim contribuir para a eficiência do programa de regularização fundiária” “Esse seminário mostra que estamos no caminho certo”, finalizou.

Também participaram do seminário, o secretário-adjunto de Regularização Fundiária da Amazônia Legal, Carlos Guedes, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), Sancleyton Moreira, diretor de Planejamento MDA, Marcelo Afonso e o diretor de Produtos do Sipam, Wougran Galvão.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br