Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Rogério Guedes sucede Marcelo Lopes na direção do Sipam

Notícia

Rogério Guedes sucede Marcelo Lopes na direção do Sipam

Rogério Guedes (a esquerda) Marcelo Lopes (a direita)O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), ligado à Casa Civil da Presidência da República, tem novo diretor-geral. Rogério Guedes, que ocupava a função de diretor administrativo e financeiro do órgão, assume o lugar de Marcelo Lopes, que, a convite da Fiergs, será o novo superintendente do Sebrae do Rio Grande do Sul. O gaúcho Marcelo Lopes, que foi assessor especial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, secretário de Políticas de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, ficou mais de dois anos no comando do Sipam, em Brasília, e toma posse nessa quinta-feira (8) no Sebrae do RS.

Natural de São Borja (RS) e graduado em administração de empresas, Rogério Guedes foi diretor administrativo financeiro da Companhia Carris Porto-alegrense e veio para Brasília trabalhar com o ex-ministro Olívio Dutra, no Ministério das Cidades. Desde 2005, estava como diretor administrativo do Sipam. No comando do órgão, Guedes dará continuidade a projetos importantes, como a Cartografia da Amazônia, que acabará com o vazio cartográfico dos 35% do território da região amazônica sem informações terrestres, náuticas e geológicas. Outro desafio será expandir o Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (ProAE) para os nove estados da Amazônia Legal. O ProAE monitora o desmatamento, as atividades de mineração, as pistas de pouso e as rotas aéreas nas terras indígenas e nas Unidades de Conservação (federal e estaduais).

Em pouco mais de dois anos no comando do Sipam, Lopes conseguiu estruturar administrativamente a instituição e implantar mudanças que melhoraram os principais índices de produtividade do órgão. De 2007 para 2008, conseguiu aumentar em 125% o volume de recursos orçamentários do Sipam, que chegou a R$ 108 milhões de reais no ano passado, além de projetar internacionalmente a instituição, que já serve de modelo aos países que compõem a Região Amazônica (Bolívia, Colômbia, Peru, Venezuela, Suriname e Guiana), além da Guiana Francesa, departamento da França.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br