Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Reunião discute acordo para viabilizar projeto de telemedicina

Notícia

Reunião discute acordo para viabilizar projeto de telemedicina

{mosimage}CR Manaus (30/06/2011) - Técnicos do Centro Regional do Sipam em Manaus discutiram, na última quarta-feira (29), a realização de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e as prefeituras dos municípios de Itacoatiara, Benjamin Constant, Humaitá e Coari, para a implantação de um projeto de telemedicina.
 
De acordo com a responsável pela Divisão de Telecomunicação e Redes do CR/Manaus, Rosana Gemaque, para ajudar a viabilizar o projeto o Sipam terá que disponibilizar a rede de telecomunicações VSAT. Para o diretor-presidente do Hospital Universitário Francisca Mendes, Pedro Elias, que é o coordenador do Núcleo de Telessaúde do Amazonas (Ufam/UEA), a comunidade do interior dessas localidades ganharão com a parceria. “Queremos otimizar o nosso projeto. Não apenas utilizando a rede do Sipam para as teleconsultas, mas também para ministrar aulas, cursos e palestras sobre saúde para essa população, que tem pouco acesso à informação”, disse Pedro Elias.
 
A próxima reunião de trabalho acontecerá no dia 6 de julho, na CR/Manaus, e contará com a participação do secretário de Infraestrutura do município, Américo Gorayeb, e secretários de Saúde das cidades envolvidas no projeto. A previsão é de que o sistema já esteja em pleno funcionamento para as comunidades no próximo semestre.
 
A rede de comunicações VSAT (Very Small Aperture Terminal) foi idealizada com o objetivo inicial de integrar unidades separadas por longas distâncias. Seu nome refere-se a qualquer terminal fixo usado para prover comunicações interativas, ou recepção apenas, sempre passando pelo satélite qualquer transmissão terrestre até o receptor.

Texto: Karen Leão
Edição: Carla Oliveira
Foto: Arquivo Sipam
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070 / 4071