Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Próximos três meses terão chuvas dentro do normal e temperaturas acima da média em Rondônia

Notícia

Próximos três meses terão chuvas dentro do normal e temperaturas acima da média em Rondônia

O prognóstico climático realizado mensalmente pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) prevê que as temperaturas deverão permanecer nos padrões observados nos últimos meses, ou seja, acima da média. Já as chuvas ficarão dentro do normal para os próximos três meses (novembro a janeiro). Em meados de outubro se iniciou a estação chuvosa, com precipitações mais freqüentes e maiores volumes ao longo do mês.

O meteorologista Ranyére Nóbrega explica que neste ano ocorreu um atraso no início da estação chuvosa. “Este período não se caracteriza apenas pela ocorrência de chuvas, mas sim pela mudança no fluxo de umidade sobre o nosso Estado. Por isto, houve um atraso na estação das chuvas, conforme o Sipam havia previsto no último prognóstico climático”, disse.

Segundo o Sipam, de janeiro a setembro ocorreram chuvas abaixo da média em Rondônia. “Ao observar os dados de precipitação processados no Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais), nota-se claramente que as chuvas ficaram abaixo da média no Estado, conforme havíamos previsto no Sipam. Mecanismos da interação oceano-atmosfera favoreceram o surgimento destes padrões de anomalias negativas de chuva (chuvas baixo da média). Além disso, é possível que em áreas com vegetação degradada os padrões de chuva estejam alterados”, ressaltou o meteorologista.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br