Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto do Sipam capacita professores em Geoprocessamento em Manaus

Notícia

Projeto do Sipam capacita professores em Geoprocessamento em Manaus

{mosimage}Por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica e Tecnológica (PAIC), o Centro Regional do Sipam em Manaus realiza a partir da  próxima segunda-feira (17) capacitação em geotecnologias para 13 professores do ensino fundamental da rede pública de ensino.

O curso, com carga horária de 60 horas, tem o objetivo de inserir o  conhecimento básico sobre o uso das ferramentas de geotecnologias para  os professores de Geografia do ensino fundamental da rede pública. A  partir da capacitação, os professores serão multiplicadores de conhecimento nas escolas em que lecionam.

De acordo com a coordenadora do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) no Sipam, Solange Costa, o mercado na área de geotecnologias é bastante carente. “A nossa ideia ao realizar essa capacitação é chamar atenção de futuros profissionais para a área de Sensoriamento Remoto, que é carente de profissionais não só aqui no Amazonas, mas em todo o país”.

Para Solange, um dos motivos de haver pouco interesse pela área é a falta de conhecimento na aplicabilidade das geotecnologias. “As pessoas não têm noção de como o uso das geotecnologias é imprescindível para que tenhamos uma cidade organizada e uma melhor qualidade de vida. Para se ter uma ideia, com o uso dessas ferramentas seria possível evitar diversas tragédias, inclusive as tidas como
‘naturais’. Com as informações georreferenciadas é possível saber quais são as áreas de risco de uma cidade, e com essa informação o poder público pode impedir que pessoas se instalem nessas áreas onde sempre ocorrem as grandes tragédias. Não é difícil basta boa vontade, e é isso que estamos tentando fazer por meio dessa capacitação”, disse.

O curso será ministrado pelo estudante universitário e bolsista do PAIC, Franciney Souza Santos. Os professores utilizarão durante as aulas o /software/ livre EDUSpring, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e no conteúdo programático estão inseridos temas como o uso do Sistema de Posicionamento Global (GPS); e Técnicas Básicas de Processamento Digital de Imagens e do
Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG).

No decorrer do ano alunos de escolas públicas do entorno do Centro do Sipam em Manaus também terão oportunidade de participar da capacitação. “Visitamos escolas que ficam próximas ao órgão, inclusive escolas rurais, e houve grande interesse por parte da direção da escola que selecionássemos alguns alunos para a capacitação e foi o que fizemos. Dando essa oportunidade aos jovens pretendemos mostrar mais uma possibilidade profissional promissora”, finalizou Solange.

As Geotecnologias são todas as tecnologias relacionadas à Geoinformação. Esse conceito abrange a aquisição, processamento, interpretação (ou análise) de dados ou informações espacialmente referenciadas. O termo Geotecnologia refere-se a um grupo de tecnologias de informação geograficamente referenciada, onde podemos situar o GPS, SIG, fotogrametria, levantamentos aéreos ou orbitais,
topologia, cartografia, geodésia e outros.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br