Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto de Iniciação Científica já beneficiou 41 estudantes de graduação

Notícia

Projeto de Iniciação Científica já beneficiou 41 estudantes de graduação

Manaus (09/10/2012) - Cinco bolsistas de graduação iniciaram seus projetos científicos amanhã (9) no Centro Regional de Manaus do Sistema de Proteção da Amazônia. Ao longo de 2012 e 2013, eles desenvolverão projetos de pesquisa aplicada na Amazônia Legal, sob a orientação dos profissionais do Centro Regional de Manaus.  O Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) é uma parceria entre o Centro Gestor e Operacional do Sistema Proteção da Amazônia (Censipam) e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que é a financiadora do projeto. A iniciativa começou em 2008 e já foram contemplados 41 bolsistas.

Nesta segunda-feira (8), os bolsistas foram recepcionados no Centro Regional de Manaus. O gerente do C R/Manaus, Bruno Monteiro, ressaltou os bons resultados da parceria. “Este ano estamos completando a marca de 41 bolsistas em atividades de pesquisa aplicada, que passaram pelo Sipam. O PAIC é um trabalho voluntário da nossa equipe de profissionais que orienta os bolsistas, fazendo algo a mais em prol da ciência”, ressalta. 

A coordenadora do PAIC, Solange Costa, detalhou as diretrizes do Programa de Iniciação Científica. “Os bolsistas têm acesso a insumos únicos, como por exemplo - imagens R99/SAR, ADS-80, Radar Meteorológicos – que são processados por meio de técnicas específicas. Esse aprendizado é fundamental para a vida profissional dos estudantes, tornando-os aptos para o ingresso no mercado de trabalho”, explica Solange Costa. 

A programação do evento seguiu com as apresentações dos projetos do programa feitas pelos orientadores, aos cinco bolsistas selecionados para desenvolverem as atividades das pesquisas aplicadas que serão executadas no Sipam. Os bolsistas são alunos de graduação dos cursos de geografia e meteorologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA). 

De acordo o cronograma de atividades do programa, no início de fevereiro, eles já deverão apresentar os resultados parciais, a uma banca examinadora, composta por mestres e doutores convidados de instituições de pesquisa parceiras. O resultado final dos projetos do PAIC será apresentado em julho de 2013. 

O PAIC tem o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar potenciais talentos em projetos de pesquisa na Amazônia Legal. O PAIC tem contribuído com a pesquisa aplicada e é essencial para a evolução e modernização do Censipam. É desenvolvido a partir de projetos de pesquisa elaborados e orientados pela equipe técnica do CR-MN, contribuindo com a formação acadêmica de alunos de graduação nas áreas de Ciências Exatas, Humanas, Agrárias e da Terra. 

Confira a relação com os nomes dos bolsistas, orientadores e títulos dos projetos selecionados 

Projeto: Aplicação das imagens orbitais do sensor MODIS em estudos ambientais 
Orientador/Co-orientador: Dr. Carlos Benedito Santana da Silva 
Soares/M.Sc. Mauro Mendonça da Silva 
Bolsista: Jonathas Laborda Neves 

Projeto: Levantamento do uso e ocupação do solo por meio de imagens Landsat-5 TM e ADS80 
Orientadora: M.Sc. Paula Ena de Almeida Conceição 
Bolsista: André Campos Alves 

Projeto: Uso de Imagem ADS-80 para delimitação de área de inundação na região de Manaus, Amazonas 
Orientador: M.Sc. Jorge Alberto Lopes da Costa 
Bolsista: Eliana dos Santos Brasil 

Projeto: Estudo dos Eventos de Precipitação no município de Tefé utilizando dados de radar Meteorológico 
Orientadora: Dra. Jaci Maria Bilhalva Saraiva 
Bolsista: Camila Jodjahn de Carvalho Rodrigues 

Projeto: Inclusão em geotecnologia como instrumento para educação à distância 
Orientadora/Co-orientadores: Dra. Solange dos Santos Costa/M.Sc./Bruno da Gama Monteiro/Esp. Manoel Roberto Pessoa Bolsista: Vitor Emanuel Menezes de Almeida

Assessoria de Imprensa
Telefone - (61) 32140257