Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Programa SipamCidade faz capacitação de gestores públicos

Notícia

Programa SipamCidade faz capacitação de gestores públicos

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) iniciou nesta segunda-feira (30) o curso 'Uso de Geotecnologias para Gestão Municipal'. A capacitação faz parte do programa SipamCidade, tendo como público-alvo os profissionais de diversos órgãos públicos.

O curso 'Uso de Geotecnologias para Gestão Municipal' tem carga horária de 40 horas, finalizando na próxima sexta-feira (04),  e conta com a participação de funcionários das prefeituras de Chapada dos Guimarães (MT) e de Ouro Preto D'Oeste (RO), técnicos da Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Batalhão de Policiamento Ambiental, e alunos da Universidade Federal de Rondônia.

A capacitação é uma das atividades do programa SipamCidade, que tem como objetivo auxiliar o planejamento municipal e consiste na disponibilização de informações específicas sobre cada município. Dados sobre tipo de solo, relevo, bacias hidrográficas, vegetação, mapa de precipitação (chuva) e outras informações são repassados às prefeituras em um CD-Rom de fácil manuseio e compreensão.

Uma das metas do Sipam é que todos os municípios da região amazônica tenham essas informações sobre seus territórios e utilizem os dados no planejamento de suas ações. Para que isto ocorra, o Sipam faz treinamentos para os servidores de órgãos públicos e prefeituras.

“A unidade do Sipam em Porto Velho foi a pioneira na implantação do SipamCidade. A iniciativa fez sucesso e passou a ser adotada pelas outras unidades, em Belém e Manaus”, disse o gerente José Neumar Silveira.

Fonte: Ascom Sipam/PV