Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Programa do Sipam auxilia prefeituras na gestão territorial

Notícia

Programa do Sipam auxilia prefeituras na gestão territorial

{mosimage}Mais uma turma de técnicos de prefeituras dos municípios da Amazônia Legal recebeu capacitação na última semana. Desta vez foram técnicos dos municípios de Humaitá, Lábrea, Guajará e Manaus que receberam o treinamento no software Terra View (software livre desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que possibilita a visualização de bases cartográficas, voltado para aplicações de Sistemas de Informações Geográficas).

De acordo com Marivaldo de Castro Correia, técnico da Secretaria de Infra-estrutura do município de Humaitá, com o treinamento o trabalho no seu município será feito com mais precisão. “Em Humaitá temos um sério problema de divisas com municípios próximos, depois dessa capacitação vamos utilizar as geotecnologias para mostrar aos municípios a divisa exata, quero também fazer trabalhos na área de educação com as comunidades rurais”.

Para o técnico da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, Charles Araújo, o curso vai ajuda-lo a criar programas para a melhoria da educação no município. “Pretendo utilizar as geotecnologias para associar rota de ônibus à localização das escolas, trazendo benefícios aos alunos que precisam do transporte coletivo para ir à escola”. Segundo Carlo Benedito, coordenador do programa SIPAMCidade no CR/Manaus, a próxima capacitação está prevista para a primeira semana de maio. “Os municípios previstos para esse próximo curso são: Caapiranga, Anamã, Autazes, Itacoatiara, Careiro da Várzea e Boa Vista”.

O programa SIPAMCidade foi criado pelo Sistema de Proteção da Amazônia, com intuito de apoiar os municípios da Amazônia Legal em ações de planejamento e gestão territorial. Com o programa as prefeituras têm acesso a uma base digital de dados cartográficos dos municípios da Amazônia Legal. Para acessar esses dados digitais o Sipam ainda oferece uma capacitação gratuita, com duração de 40 horas,  aos técnicos das prefeituras, no software Terra View. A implementação do programa nos municípios possibilita uma melhor elaboração do Plano Diretor e um melhor planejamento regional. Com as informações dessa base de dados podem ser feitas políticas de desenvolvimento urbano, como por exemplo, seleção de áreas para aterro sanitário; elaboração de mapas e cadastros fundiários; mapas de uso do solo, entre outros.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br