Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Programa de Iniciação Científica seleciona estudantes

Notícia

Programa de Iniciação Científica seleciona estudantes

{mosimage}O Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Manaus abre as inscrições para o processo seletivo do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC/CENSIPAM) nesta quinta-feira (6). São dez vagas para estudantes a partir do segundo semestre das áreas de Ciências Exatas e da Terra e Ciências Agrárias. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 17 de agosto na Coordenação do Comitê Institucional do Programa, na Avenida do Turismo nº 1350, Tarumã, em Manaus.

O PAIC é um programa que tem o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar potenciais talentos em projetos de pesquisa na Amazônia Legal. O programa faz parte de uma parceria entre o Centro Gestor e Operacional do Sistema Proteção da Amazônia (Censipam) e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que é a financiadora do projeto.

Para a coordenadora do PAIC no Sipam, Solange Costa, participar de um programa de iniciação cientifica é um bom começo para o amadurecimento desses estudantes. “Eles passam a adquirir conhecimento e ter acesso a ferramentas que não estão disponíveis na universidade. Neste processo, os estudantes aprendem, por exemplo, a fazer relatórios, artigos científicos, auxiliado nos estudos deles. Dependendo da área de pesquisa, esse estudante começa a ter contato com técnicas de monitoramento ambiental, monitoramento na área de Telecomunicações, uma nova experiência que traz um bom amadurecimento profissional”, explica Solange.

Para a estudante de Geografia, Jéssica de Sousa Ferreira, bolsista do programa em 2008, a experiência foi proveitosa. “Participar do PAIC foi excelente para mim, inclusive contribuiu muito para melhorar o meu desempenho na faculdade. Aprendi muita coisa na prática, já que a universidade limita-se à teoria”, disse.
 
As informações sobre a seleção e o cronograma de execução estão disponíveis no site: www.sipam.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 3303-6248, (92) 3303-6254 e (92) 3303-6382.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br