Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Previsão climática para o próximo trimestre indica chuvas e calor alternados, com pouca nebulosidade

Notícia

Previsão climática para o próximo trimestre indica chuvas e calor alternados, com pouca nebulosidade

{mosimage} A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) divulgou o boletim climático da Amazônia durante o primeiro alerta de cheias do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na quarta-feira (31).
 
De acordo com as informações da Meteorologia do órgão a previsão é de que o clima na região continue como o atual, com dias consecutivos de temperaturas elevadas e pouca nebulosidade seguidos de dias de chuva intensa em curto período.
 
“No centro-norte do Amazonas incluindo os municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro (Médio e Baixo do Rio Negro) a previsão é de chuvas abaixo dos padrões climatológicos. Já no extremo oeste e no sudoeste do estado, região onde se encontram os municípios de Tabatinga, Eirunepé e Ipixuna, próximos à calha do Rio Juruá, espera-se acumulados de chuva acima do padrão normal para o trimestre”, informou a meteorologista do Sipam Ana Bezerra.

Nas demais áreas a chuva deverá ocorrer dentro dos padrões climatológicos. E a capital Manaus encontra-se dentro dessa condição, as chuvas deverão ocorrer dentro do limites considerados normais para trimestre, ou seja, o acumulado de chuva deve ocorrer dentro dos intervalo de 234 – 338 mm/mês para o mês de abril, 181 – 256 mm/mês para maio e 83 – 118 mm/mês no mês de junho.
 
“A partir do mês de junho, o acumulado de chuva, segundo a climatologia, começa a diminuir com o inicio da estação seca no centro e sul da Amazônia. A temperatura no estado do Amazonas deverá permanecer acima da média durante o trimestre”, informou Ana.

No estado de Roraima, o mês de abril deve apresentar chuva abaixo dos padrões climatológicos, no entanto, no final do trimestre, com o início do período chuvoso, a previsão é de precipitações acima dos padrões considerados normais para o estado. “As chuvas deverão ocorrer em forma de pancadas com grande volume em poucas horas”, disse a meteorologista.


Temperaturas acima da média no Pará
 
A 39ª Reunião de Análise e Previsão Climática organizada pela Rede de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Pará (RPCH), da qual o Sistema de Proteção da Amazônia faz parte, divulgou nesta quarta-feira (31) o Boletim de Análise Climática para o trimestre abril/junho.
 
A previsão de precipitação abaixo do normal na capital paraense em abril/2010 corresponde a um volume de chuva entre 250 mm e 300 mm. Chuvas abaixo do normal na região do Marajó, Calha do rio Amazonas e Nordeste paraense. Precipitação dentro do normal nas demais áreas.

Em maio/2010, a previsão é de chuvas dentro dos padrões climatológicos, ou seja, categoria normal para Tucuruí (Sudeste), corresponde a um volume entre 200 e 250 mm. Chuvas ainda abaixo do normal na região do Marajó e Nordeste paraense. No extremo Noroeste, previsão de chuva acima do normal. Chuvas dentro do normal nas demais áreas.

Em junho/2010, as chuvas deverão se intensificar na Calha Norte, alcançando a categoria muito acima do normal em Almeirim, correspondendo a um volume de chuva variando entre 200 e 350 mm. Na Calha Norte Chuvas devem ocorrer precipitações muito acima do normal. A ilha do Marajó ainda sofrerá com chuvas abaixo do normal. A precipitação ficará dentro do normal nas demais áreas.

As temperaturas deverão permanecer bastante elevadas nos setores Nordeste, Centro e Sul do Pará, com máximas ultrapassando a sua média histórica em até 2°C, especialmente no sudeste paraense e, mais intensamente, no final do trimestre, quando inicia o período seco na região.


Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257 e (61) 3214 0296
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br