Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prefeituras de Rondônia e Sipam fazem parceria para atualizar Malha Viária do Estado

Notícia

Prefeituras de Rondônia e Sipam fazem parceria para atualizar Malha Viária do Estado

{mosimage}Com população pequena e poucos recursos, grande parte dos municípios de Rondônia precisa de ajuda para dispor de estrutura técnica que subsidie suas ações. É justamente esse apoio que o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), órgão ligado à Casa Civil da Presidência da República, reafirmou em reunião ocorrida no Centro Regional de Porto Velho, nesta terça-feira (19).

Prefeitos de 26 municípios do estado participaram do evento realizado em parceria com a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) e que teve como principal foco a proposta de atualização da Malha Viária, guia rodoviário digital elaborado pelo Sipam entre 2004 e 2008, que já mapeou 44 mil quilômetros de estradas.. Na ocasião, os prefeitos receberam mapas impressos de seus municípios com a localização de estradas e pontos de referência para que identifiquem alterações. Após esse trabalho, um analista do Sipam irá a campo fazer a medição com GPS e depois atualizará as informações no computador. “Complementação de estradas e medição das áreas urbanas são alguns exemplos de atualizações que poderão ser feitas”, diz Tânia Baraúna, do Sipam.

Segundo o gerente do Centro Regional de Porto Velho, Neumar Silveira, o Sipam possui informações sobre a malha viária federal, estadual e municipal de Rondônia feita com GPS topográfico de alta precisão, com erro máximo de três metros. Para os municípios,  manter esses dados atualizados significa poder elaborar projetos consistentes para acessar recursos estaduais e federais. “A parceria com o Sipam já tem dado resultados. Com o uso das informações sobre as estradas já podemos garantir recursos do Fitha”, explica Luiz Gomes, prefeito de Nova União e vice-presidente da AROM.

Parcerias prevêem treinamentos e recuperação ambiental


Além das estradas, outros programas do Sipam estabelecem parceria com as administrações municipais. É o caso do SipamCidade, que já treinou representantes de 33 municípios rondonienses para o uso de programas de computador (softwares) que permitem acessar dados geográficos como, por exemplo, mapas digitais. Já o Probacias permite a execução de planos de recuperação de matas ciliares e mananciais. “O exemplo de nossa parceria para revitalização do rio Boa Vista, em Ouro Preto, já atraiu a atenção de outros municípios, o que representa um avanço em termos ambientais para o estado”, relatou José Neumar da Silveira, gerente regional do Sipam.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br