Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prefeitos recebem do Sipam mapa digital de estradas de Rondônia

Notícia

Prefeitos recebem do Sipam mapa digital de estradas de Rondônia

{mosimage} Mais de 50 prefeitos, representantes municipais e de órgãos públicos de Rondônia conheceram e receberam uma cópia da nova Malha Viária do estado, em evento realizado na segunda-feira (29). O produto elaborado desde 2004 pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em parceria com Incra, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Seplan, IBGE e ICMBio já continha a base cartográfica digital das estradas do estado, mas foi atualizado em 2009 e agora inclui novas vias, algumas áreas urbanas e novos pontos de referência.

Para chegar ao produto, os técnicos percorreram os 45 mil quilômetros de estradas, cadastrando as extensões e características das vias com o uso de um GPS topográfico, em um trabalho que levou mais de 500 dias. Após a coleta dos dados em campo, as informações foram armazenadas no computador e passaram a compor a malha que, gravadas em um CD, permite fácil utilização pelas prefeituras.

Com o detalhamento de quantos quilômetros de estradas cada município possui e qual a situação de tráfego, o prefeito poderá pleitear recursos para melhorias. “A malha é uma ferramenta altamente detalhada que já foi empregada em Nova União para acesso aos recursos do Fundo para Infra-Estrutura de Transporte e Habitação (Fitha) e que pode ser utilizada da mesma forma pelos demais prefeitos”, relata Luiz Gomes, vice-presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM) e prefeito de Nova União.

No encontro, os presentes foram convidados a sugerir alterações ou ainda firmar parceria com o Sipam para mapeamento das vias urbanas baseadas em imagens de satélite. “É através de parcerias entre União, Estado e Municípios que conseguimos executar trabalhos necessários a um baixo custo”, defende José Neumar da Silveira, gerente regional do Sipam.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257 e (61) 3214 0296
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br