Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pesquisadores apresentam projetos aplicados ao Sistema de Proteção da Amazônia

Notícia

Pesquisadores apresentam projetos aplicados ao Sistema de Proteção da Amazônia

Projetos desenvolvidos por bolsistas do Censipam buscam aperfeiçoar ferramentas já oferecidas e atender novas necessidades do sistema

Por Willian Cavalcanti

Projetos foram apresentados por videoconferência a partir das unidades do Censipam

Projetos foram apresentados por videoconferência a partir das unidades do Censipam

Brasília, 28/05/2019 – Orientadores e bolsistas apresentaram esta semana (27 e 28/5) projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Por meio de videoconferência, pesquisadores das unidades do Censipam em Manaus, Porto Velho, Belém e Brasília apresentaram resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do último ano.

Todos os projetos são voltados para o aperfeiçoamento de produtos já oferecidos ou para criação de novos sistemas visando ao atendimento de demandas de órgãos parceiros do Censipam.

As bolsas de pesquisa são fruto de parceria entre o Censipam e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e devem chegar a 120 projetos até 2024. As temáticas são divididas em: monitoramento ambiental, monitoramento territorial, monitoramento temático, tecnologia da informação e gestão e governança.

“Ao acompanhar esses projetos, percebemos que estamos no caminho certo, voltados sempre para atendimento das necessidades da nossa Amazônia. Pretendemos iniciar agora pesquisas visando às novas necessidades dos parceiros do Censipam”, afirmou o diretor-geral do Censipam, Major-Brigadeiro José Hugo Volkmer.