Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Parceria viabiliza controle ambiental em assentamentos de Rondônia

Notícia

Parceria viabiliza controle ambiental em assentamentos de Rondônia

{mosimage}Construir um banco de dados digital, com informações geográficas sobre os assentamentos de Rondônia é o objetivo da parceria firmada entre o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), em Porto Velho, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Para alcançar os resultados desejados, o Sipam oferecerá seus conhecimentos técnicos para estruturar os dados que o Incra já possui.

Em março, o Sipam incluiu informações sobre os novos assentamentos que, somados aos que já estavam no sistema, totalizam 166. Cada assentamento foi catalogado no software Terraview com sua figura geográfica aproximada (uma vez que nem todos estão demarcados). Foram incluídas informações como data de criação, número de famílias beneficiadas e tamanho da área. Esses detalhes facilitarão futuros trabalhos do Sipam relacionados aos assentamentos, sobretudo, no controle do desmatamento nessas áreas.

Carlos Alex Brunholi, do Sipam, esclarece que, com essas informações, será possível sobrepor a imagem do assentamento sobre as de satélite e observar a vegetação, monitorando eventuais desmatamentos. As informações estão sendo incluídas no banco de dados do Sipam e poderão
ser utilizadas em estudos de todo o Sistema.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br