Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Palestras marcam Dia Meteorológico Mundial

Notícia

Palestras marcam Dia Meteorológico Mundial

{mosimage}Brasília - 23/03/2011 - Na data em que se comemora o Dia Meteorológico Mundial, meteorologistas do Sipam participam de diversas atividades em alusão à data como palestras e cursos em universidades. Em 2011, o tema do evento segue a orientação proposta pela Organização Meteorológica Mu ndial (OMM): “O Clima e Você”. No Centro Regional de Porto Velho a programação, realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), abordará o tema Clima em Rondônia e Climatologia Humana. Eles farão, inclusive, uma demonstração prática da elaboração de previsão do tempo feita no Centro Regional de Rondônia.

 Em Manaus, a programação será realizada na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde meteorologistas do Centro Regional de Manaus irão ministrar o mini-curso: Noções de Previsão Tempo e Clima Operacional, e no Centro de Controle do Espaço Aéreo (Cindacta IV) com a palestra: O Clima para Você - A contribuição do Grupo de Meteorologia do Sipam na área de Clima. “Falaremos sobre o êxito na seca de 2005, cheia de 2009 e seca de 2010, mostrando o resultado dos trabalhos e as habilidades da nossa equipe no segmento de previsões dos eventos extremos”, informou o chefe da Meteorologia em Manaus, Ricardo Dallarosa.

Todos os anos, no dia 23 de março, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) e seus 189 países Membros e a comunidade meteorológica mundial celebram o Dia Meteorológico Mundial com um tema escolhido a cada ano. Neste dia comemora-se a entrada em vigor, naquela data em 1950, do Convênio da OMM que cria a Organização. Posteriormente, em 1951, a OMM foi designada como uma agência especializada do Sistema das Nações Unidas.

Texto: Karen Leão
Foto: Arquivo Sipam
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070 / 4071