Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Órgãos trabalham em parceria no monitoramento das enchentes no Amazonas

Notícia

Órgãos trabalham em parceria no monitoramento das enchentes no Amazonas

{mosimage}Na última segunda-feira (20), no Centro Regional de Manaus do Sistema de Proteção da Amazônia, foi lançado o Centro de Operação e Situação da Defesa Civil do Estado, que conta com quatro salas (operacional, de decisões, de atendimento e a de chefia). O lançamento do Centro permite que as instituições trabalhem em parceria no monitoramento das cheias em 2009.

De acordo com o secretário executivo do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), Tenente Coronel Roberto Rocha Guimarães, o trabalho irá ampliar o monitoramento e as tomadas de decisões, em relação às enchentes no Amazonas. ''O trabalho agora será ampliado. Vamos unir em um só local, profissionais das áreas de hidrologia, meteorologia, climatologia e análise ambiental”. Segundo o gerente do Centro Regional do Sipam, Bruno Monteiro, essa parceria com a Defesa Civil é fundamental. “De nada adiantaria o nosso aparato tecnológico se não fosse para utilizá-lo em benefício da Amazônia. Já somos parceiros da Defesa Civil, e agora ela funcionando no
nosso prédio vai nos permitir um fluxo maior de informações".

Além do Sistema de Proteção da Amazônia e da Defesa Civil do Estado, estão envolvidos no monitoramento das cheias, o Serviço Geológico do Brasil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. De acordo com a necessidade, outros órgãos poderão se integrar ao sistema. A previsão inicial é que o Centro fique instalado no Sipam por um período de três meses ou até que a situação das enchentes no Amazonas seja normalizada.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br