Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Operação apreende toras de madeiras no Marajó, PA

Notícia

Operação apreende toras de madeiras no Marajó, PA

Brasília (11/06/2013) - A Operação Floresta Caxiuanã apreendeu 1.350 m3 de madeira em tora, 52 m3 de madeira serrada e aplicou várias multas por crimes ambientais (desmatamento, transporte e depósito de madeira sem licença), na Ilha do Marajó nos municípios de Portel, Melgaço e Breves no Pará. Além disso, foram apreendidos caminhão, moto serra, tratores e barco. A Operação iniciou na última quinta-feira (6) nesses municípios para identificar, fiscalizar e apreender possíveis infrações ambientais, e estende-se até o final do mês de junho.

Toda a madeira apreendida doada ao município de Portel e serão utilizadas em ações sociais (construção de uma casa de apoio, escolas e carteiras escolares). O maquinário apreendido também será entregue ao município de Portel a título de fiel depositário, aguardando decisão de autoridades competentes.
A ação ocorreu em pontos estratégicos da mesorregião do Marajó, no Pará, com a participação do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, do Censipam, Divisão Especializada em Meio Ambiente, Grupamento Aéreo de Segurança Pública e  IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente.

Objetivo principal da operação é a fiscalização das embarcações com transporte de madeira e proporcionar o combate intensivo aos crimes ambientais, pirataria, tráfico de drogas, contrabando e prostituição infanto juvenil.  Além disso, é possível verificar aspectos ligados a questões trabalhistas, fiscais e policiais que são encontradas, normalmente, junto às questões ambientais.
Na operação está sendo utilizada embarcação para transporte de pessoal; duas embarcações de Ação Rápida, uma lancha tipo voadeira; duas motos, um helicóptero e uma antena de comunicação via satélite (Vsat).

Assessoria de Imprensa Censipam
fone - 61/ 32140257