Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Novo embaixador do Peru no Brasil visita o Censipam

Notícia

Novo embaixador do Peru no Brasil visita o Censipam

O novo embaixador do Peru no Brasil, Hugo de Zela, reuniu-se na tarde desta terça-feira, 11 de setembro, com o Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Marcelo de Carvalho Lopes. Hugo de Zela, que assumiu o comando da Embaixada do Peru em Brasília em 23 de agosto, priorizou a realização de visita ao Censipam na sua chegada ao Brasil, de forma a acelerar os projetos conjuntos dos dois países. “Estou aqui há 15 dias. Os ministros das Relações Exteriores e da Defesa do Peru me pediram para manter contato com o Censipam, pois gostaríamos de trabalhar o mais intensamente possível”, disse o embaixador.
“A orientação que dei às nossas equipes é fazer com que os projetos em conjunto sejam executados”, disse o Diretor-Geral do Censipam, Marcelo de Carvalho Lopes, que no início de julho liderou comitiva brasileira em contatos com diversas instituições peruanas. Durante a visita da comitiva brasileira a Lima foi acertado que o Brasil fornecerá apoio ao Peru para que o país vizinho crie o seu próprio Sistema de Proteção da Amazônia. Ficaram estabelecidas duas ações prioritárias nesta primeira fase de projetos conjuntos: uma na área de sensoriamento remoto e outra na área de estudos hidrológicos.
“Para o Peru, a parceria com o Brasil é uma questão estratégica. O ministro da Defesa Allan Wagner está extremamente entusiasmado”, disse Hugo de Zela. O Diretor-Geral do Censipam destacou a importância das atividades conjuntos, lembrando que é importante unir todos os países dna região amazônica no desenvolvimento de ações de proteção da região.
Brasil e Peru têm 2.995 quilômetros de fronteira. Do lado brasileiro, os estados do Acre e do Amazonas têm limites com o Peru. Os dois países têm intensa integração hidrológica. Destaca-se o fato de o rio Amazonas ter a sua nascente nos Andes do sul do Peru. Ao todo, a Amazônia Peruana tem 778,5 mil quilômetros quadrados, área que corresponde a 61% do total do país.

Participaram da reunião realizada na sede do Censipam o Ministro César de las Casas, do Peru; Wougran Galvão e Marcelo Lélis Duarte, do Centro de Coordenação Geral (CCG) do Censipam, em Brasília; e o Gerente do Centro Técnico e Operacional do Censipam em Porto Velho (CTO/PV), José Neumar da Silveira.

Ascom/Censipam