Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 1 - PUBLICAÇÕES - NOTÍCIAS ASSCOM / 2018 / Acadêmicos da Faculdade de Meteorologia do Pará visita o CR-BE

Notícia

Acadêmicos da Faculdade de Meteorologia do Pará visita o CR-BE

Estudantes viram como é feito o monitoramento de nuvens e tempestades por meio de dados de satélites

Por Willian Cavalcanti/CR-BE

Estudantes conhecem o setor de meteorologia do Centro Regional de Belém

Estudantes conhecem o setor de meteorologia do Centro Regional de Belém

Belém, 13/12/2018 – Estudantes de Física das Nuvens da Faculdade de Meteorologia (FAMET) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizaram, nos dias 5 e 12 deste mês, visita técnica às Divisões de Meteorologia e de Proteção Ambiental do Centro Regional de Belém (CR-BE).

O objetivo da visita foi conhecer as atividades operacionais desenvolvidas pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) no monitoramento de nuvens e tempestades por meio de dados de satélites, de descargas atmosféricas e, principalmente, de radares meteorológicos. O assunto é tópico fundamental na ementa da disciplina de Física das Nuvens.

Os estudantes também tiveram informações quanto ao radar, os seus princípios de funcionamento, as suas características operacionais, as estimativas de precipitação e as limitações inerentes a este tipo de medida.

Conduzida pela professora Dra Ludmila Monteiro, a turma conheceu a importância dos radares para as previsões de chuva em bacias urbanas e para a emissão dos alertas de tempestade e de alagamento. Esses produtos são os principais integrantes da plataforma SipamHidro (Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico).

Analistas do setor operacional do CR-BE apresentaram palestra sobre o funcionamento e as aplicações das áreas de atuação do Sipam, mostrando as rotinas operacionais da Meteorologia e do SipamHidro.