Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Normatização de queimadas em atividade agropecuária é assunto de reunião com o governo do Amazonas

Notícia

Normatização de queimadas em atividade agropecuária é assunto de reunião com o governo do Amazonas

{mosimage}Profissionais da Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônica (Sipam) em Manaus e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS) reuniram-se nesta segunda-feira (19) para elaborar um calendário que informará os períodos mais propícios para uso do fogo na atividade agropecuária. O encontro faz parte das atividades do Grupo de Trabalhão Executivo, criado pela SDS para elaborar o Plano de Controle às Queimadas e Incêndios Florestais no Amazonas, que conta com a participação do Sipam e do Ibama.

De acordo com o chefe da Divisão de Meteorologia do Sipam em Manaus, Ricardo Dallarosa, os trabalhos do grupo estão voltados neste momento para a elaboração de um calendário descritivo dos períodos característicos de ocorrência das queimadas no estado, com foco em 22 municípios localizados no sul e sudeste do estado e na região metropolitana e adjacências de Manaus.

Dallarosa informou que o Sipam já ajudou na elaboração de um plano de treinamento de agentes multiplicadores, contratados pela SDS, para  trabalhar a conscientização e participação efetiva dos agentes de  fiscalização e lideranças comunitárias e dos produtores nos municípios  referidos.

O GT foi criado recentemente e teve sua primeira reunião no mês de março. Os trabalhos estão em fase de conclusão e devem ser divulgados no início de junho.  Segundo Dallarosa, o calendário é um documento que normatizará o uso de queimadas exclusivamente para atividades agropecuárias autorizadas, definindo a  liberação e a proibição em períodos impróprios.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257 e (61) 3214 0296
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br