Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mutirão Cidadania Xingu começa dia 22 em Senador José Porfírio e é coordenado pelo Censipam

Notícia

Mutirão Cidadania Xingu começa dia 22 em Senador José Porfírio e é coordenado pelo Censipam

{mosimage}Belém (21/09/2011) - Inicia nesta quinta-feira (22) o Mutirão da Cidadania Xingu no município de Senador José Porfírio, no Pará. Esse mutirão, que é coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), oferecerá à população atendimento sobre ordenamento, reforma agrária, regularização fundiária e ambiental, informações de fomento as atividades produtivas sustentáveis com orientação aos produtores rurais sobre desenvolvimento da cacauicultura, além de emissão de documentos, cadastro no Bolsa Família, inscrição de trabalhadores no Ministério do Trabalho e Emprego, ouvidoria ambiental e vacinação. Neste mutirão, que encerra na sexta-feira (23), a Marinha do Brasil fará atendimentos de saúde no Barco Saúde.

O Mutirão Cidadania Xingu, que ocorre nos 10 municípios impactados pelas obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, tem como objetivo garantir a presença efetiva do poder público nestes territórios com políticas e ações que promovam o desenvolvimento sustentável da região com foco na melhoria da qualidade de vida dos populações rurais e urbanas. De acordo com a representante do Censipam na coordenação do evento, Shirley Cristina dos Santos, nos dois dias de evento, além dos atendimentos ao público, serão oferecidas palestras e oficinas à população.

“Na sexta-feira terá um Seminário de Políticas Públicas direcionado ao poder público local sobre desenvolvimento sustentável, regularização fundiária e ambiental, desenvolvimento social e cidadania e gestão pública.”, explica Shirley. O encontro contará com a presença de órgãos federais como Conab, Mapa, Ministérios do Meio Ambiente, de Desenvolvimento Social, do Desenvolvimento Agrário, da Secretaria dos Direitos Humanos, da Sudam, do Banco do Brasil e do Banco da Amazônia.

Os técnicos do Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia de Belém têm participado dos mutirões apresentando os planos de trabalho dos programas de Monitoramento Ambiental (PROAE), meteorologia em apoio à Defesa Civil, SIPAMCidade e demais ações. Segundo Shirley, o Sipam também instalala nos mutirões uma antena VSat para que os órgãos participantes possa ter internet e, assim, fornecer seus serviços. “Em muitos municípios, é o único sistema de comunicação via satélite que fornece internet. A antena viaja a todos os municípios no caminhão do mutirão”, afirma.

Os municípios atendidos pelo mutirão são Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, Vitória do Xingu, Pacajá, Anapú, Senador José Porfirio, Porto de Moz e Gurupá.

Foto: Shirley Santos
Assessoria de Comunicação Social
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
(CENSIPAM)
(61) 3214-0202 / 0257