Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Municípios do Vale do Guaporé rondoniense ainda queimam

Notícia

Municípios do Vale do Guaporé rondoniense ainda queimam

Porto Velho (27/10/2011) - Municípios do oeste rondoniense foram responsáveis por quase a totalidade do fogo registrado na semana passada no estado. Foram 430 focos de calor no período de 17 a 23 de outubro, segundo dados dos satélites consultados pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). O número segue caindo e já se afasta do nível crítico registrado entre agosto e setembro deste ano, quando uma semana chegou a contar com mais de 1700 focos. O registro dessa semana também foi pouco inferior ao ocorrido no mesmo período do ano passado, quando ocorreram 454 focos de calor.

Neste mês, as queimadas têm se concentrado na região do Vale do Guaporé, fato que se repete nessa semana. Pimenteiras do Oeste aparece pela segunda semana consecutiva na primeira posição em número de focos e ainda teve acréscimo nas suas emissões, que totalizaram 142 registros. Cerejeiras assumiu a segunda posição com 80 focos e São Francisco do Guaporé, mesmo reduzindo suas emissões, continuou na terceira posição, com 64 focos de calor. Costa Marques, Cabixi, Alta Floresta do Oeste e Guajará-Mirim aparecem na seqüência da lista de queimadas. 

O norte de Rondônia, onde está Porto Velho, foi beneficiado no período com intensa pluviosidade que pode ter contribuído para retirar a capital da lista de focos de calor da última semana. 

Assessoria de Comunicação Social
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
(CENSIPAM)
(61) 3214-0202 / 0257
(69) 3217-6215