Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Municípios da Arco Verde recebem capacitação para combate ao desmatamento

Notícia

Municípios da Arco Verde recebem capacitação para combate ao desmatamento

{mosimage} O Ministério da Defesa, por meio do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), iniciou nesta segunda-feira (14) o curso do Programa de Fortalecimento da Gestão Ambiental dos 43 municípios da Operação Arco Verde. O objetivo do treinamento é fortalecer institucionalmente a gestão ambiental, expandir práticas sustentáveis e contribuir para a mudança do perfil das economias na região. O Acordo de Cooperação Técnica entre o Sipam e o FNMA foi assinado em 2010.

Os cursos serão realizados em cidades dos estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia  divididos em cinco módulos: valor da floresta em pé, planejamento territorial voltado ao cumprimento do marco legal, construção dos instrumentos institucionais para a gestão ambiental do território, descentralização da gestão ambiental e oficina de projetos voltados aos planos municipais de combate ao desmatamento). Os módulos terão carga horária de 40 horas, e participarão técnicos dos municípios e da sociedade civil organizada.

Para o coordenador-geral de Operações do Sipam Fernando Campagnoli, a capacitação representa um marco no combate ao desmatamento. “O Estado brasileiro proporciona para o município subsídios para a sua gestão territorial e ambiental, por meio da formação de seus técnicos municipais que atuam com as questões ambientais e da própria sociedade civil, que deterá um conhecimento que será multiplicado regionalmente e orientará as políticas territoriais municipais futuras”, explica.

Em 2009, o Governo Federal deu início a Operação Arco Verde, criada para planejar e desenvolver políticas públicas e ações econômicas de forma integrada, fazendo a ocupação racional do território e o uso sustentável dos recursos naturais nos 43 municípios do Arco Verde, responsáveis por 55% do desmatamento na Amazônia.

Cidades que receberão os cursos

Cumarú, Marabá e Altamira (Pará)

Juína,  Alta Floresta e Confresa (Mato Grosso)

Porto Velho (Rondônia)


Texto: Leonice Leal
Fotos: Arquivo Sipam
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070 / 4071