Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Município atingido pela cheia recebe apoio tecnológico do Sipam

Notícia

Município atingido pela cheia recebe apoio tecnológico do Sipam

Equipe do Sipam visita cidade de Careiro da VárzeaO nível das águas do Rio Negro atingiu a cota máxima em 2009, chegando a 29,77m, ultrapassando a marca histórica do ano de 1953 que foi de 29,69m. O fato histórico trouxe muitos prejuízos a moradores de várias localidades do Estado do Amazonas, deixando alguns municípios totalmente submersos.

Uma das localidades mais atingidas foi o município de Careiro da Várzea, localizado na região do Rio Negro-Solimões, a 29 km de Manaus. E para tentar minimizar um pouco o sofrimento dos moradores da região, a prefeitura do município solicitou o apoio do Centro Regional do Sipam de Manaus com os equipamentos de comunicação via satélite do órgão e quatro pontos de internet.

Segundo Raimundo Nonato da Silva, prefeito do Careiro da Várzea, o município já utilizava a antena VSAT na prefeitura, mas os serviços foram ampliados por causa da cheia. “No nosso município já tem internet, mas com a cheia desse ano ela ficou completamente fora do ar. O único sistema que funciona bem é o do Sipam, por isso, resolvemos ampliar pedindo temporariamente a instalação de mais quatro pontos de internet para auxiliar os moradores da cidade no cadastramento de programas sociais que só podem ser feitos pela internet”.O prefeito informou ainda que o apoio do Sipam ainda tem permitido que os trabalhos das Secretarias do município não fiquem parados.

Nesta quinta-feira (16), uma equipe do Centro Regional do Sipam em Manaus fez uma visita ao município Careiro da Várzea. A visita faz parte do apoio que o órgão tem dado ao município com o aparato tecnológico. “Fizemos essa visita para constatar o funcionamento de nossos equipamentos e dos quatro pontos de internet cedidos para a prefeitura do Careiro da Várzea”, informou o Gerente do Centro Regional do Sipam de Manaus, Bruno Monteiro.

De acordo com Bruno Monteiro, a Prefeitura do Careiro da Várzea fez o pedido para a instalação desses quatro novos pontos de internet para que os moradores possam se cadastrar para receber uma linha de crédito dos bancos do Brasil e da Amazônia, já que o município foi totalmente
atingido pela cheia.

“A situação do município está crítica e com essa parceria feita pela prefeitura com os bancos serão disponibilizados até R$ 2 mil reais de empréstimo por a família, porém o empréstimo só pode ser feito pela internet, por isso a necessidade de darmos esse apoio à população”, disse Bruno Monteiro.

Para o agricultor João Gomes o empréstimo vem boa hora. “Há seis mesesnão conseguimos plantar nada. Trabalho com agricultura aqui no Careiro há 12 anos e nunca tinha visto uma cheia como essa, a situação está muito difícil, mas esse empréstimo será a nossa salvação”.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br